>>>" O Missionário" <<<

>>>" O Missionário" <<<

Pedro era um garoto, mas diferente dos meninos da sua idade, seu sonho não era ser um garoto propaganda do cinema, piloto de avião e nem tão pouco algum astro da liga americana de futebol ou policial. Pedro sonhava com algo que para a maioria não tem significado de sucesso, Pedro queria ser um missionário, ele só tinha 15 anos e não suportava a ideia de ver pessoas sofrerem, e por mais que tentasse esconder essa ideia ou se enganar ele sempre por algum motivo, mesmo desconhecido sabia que voltaria a pensar a respeito de como o mundo pode se tornar sombrio sem amor. Para Pedro ser missionário, não estava associado a religião, mas a solidariedade e compaixão, seus melhores amigos Antonio e Gustavo a pedido dos pais de Pedro tentaram insuportavelmente tirar a ideia de Pedro por anos, em vão foi a luta de seus amigos e dos seus pais. Quando completou 21 anos estava em uma missão no sul da África, fazendo trabalhos solidários, o pouco que ele ganhava de uma instituição que o mantinha, era suficiente apenas para pagar e manter suas necessidades mais imediatas, Pedro jamais se importou com isso que chamamos de grana, na verdade, Pedro se importava muito mais com a falta de amor do que com a falta de dinheiro, foram dias difíceis no primeiro ano de Pedro. Seus pais tiveram que encarar aquele fato que o filho dele não era nenhum médico ou advogado, apenas um missionário visto por eles como um miserável carregando um ideal sem futuro. Passaram vinte anos e Pedro encontrou Any Avilly uma americana simpática que como ele cultivava e vivia cheia de compaixão e amor pelo próximo. Tiveram três filhos, Antonio e Gustavo, nomes dados em homenagem aos seus melhores amigos e Katy Avilly, a garotinha caçula e tagarela. O tempo passou e a dificuldade sempre acompanhou aquele casal, quando decidiram sair da África e ir rumo ao Afeganistão, era por volta de 1979, ano que as forças soviéticas lutaram ao lado das tropas do governo marxista da República Democrática do Afeganistão contra grupos de guerrilheiros mujahidins de diversas nacionalidades. Pedro e Katy levaram consigo seus três maravilhosos filhos já adolescentes tentando levar auxilio para aquele país cheio de tremor e morte, por lá viveram cerca de cinco anos até Pedro morrer, um dos fanáticos religiosos daquela região matou Pedro a sangue frio. O motivo pelo qual Pedro foi morto, ninguém nunca soube, talvez por Pedro pregar amor em vez de Guerra. O Afeganistão vivia dias terríveis naquela época.

Any voltou aos EUA com seus filhos e no velório de Pedro, lá estavam os pais de Pedro, no final se direcionaram a Any e seus filhos o disseram em uma voz e um tom arrogante, cheio de magoa e como já soubesse que esse seria o triste final do filho caso não mudasse aquela ideia tola que carregava em seu coração desde adolescente.

- Eu avisei a Pedro que essa ideia maluca de sair por ai tentando convencer as pessoas que o mundo pode ser melhor, que existe isso que ele chama de salvação, de Deus, era uma perca de tempo inexorável. Olha como ele deixou vocês? O que ele ensinou com tudo isso? Me diga? - Gritou o pai de Pedro com um olhar raivoso e melancólico, continuando sem parar - Vamos me diga Any, para quê tudo isso? Pelo que ele lutou?

Any não sabia o que responder e aquela perturbação louca do pai de Pedro era como flechas em seu coração, foi quando Katy a filhinha caçula de Pedro e Any respondeu:" Vô, mamãe e vovó ele me ensinou que eu posso ser quem eu quiser, que a vida é mais, muito mais do que sofrimentos e magoa. Ele me ensinou que esse desejo de eu ver o senhor bem, é o amor. Ele me deixou um legado, que eu posso ter fé nas pessoas, que eu posso amar vovô." - Falava Katy com um olhar sincero e uma voz mansa.- Vovô eu luto a favor do amor, e o senhor luta pelo que? Meu pai morreu tentando nos ensinar que podemos ser felizes com o pouco e com o muito, morreu nos ensinando o valor das pessoas e do perdão e de quão bom é amar, e o senhor vovô vai morrer pelo que?Temos poucas chances de lutar por algo que realmente faça bem ao mundo, meu papai lutou não por um mundo religioso, mas um mundo livre, um mundo cheio de gentilezas, ele não foi reconhecido por nenhum governo, mas por mim, eu sempre lembrarei dele como um homem que ama doar amor, agora Vovô o senhor vai ser lembrado pelo que? Qual sua luta?

Foi ali que o senhor Rodrigues, pai de Pedro pela primeira vez ficou sem palavras.

Tempo depois Any criou uma ONG onde foi bem sucedida. Gustavo se formou em medicina, Antonio seguiu o caminho de seu pai e se tornou missionário e Katy... bem a Katy essa é outra historia. Talvez eu conte o destino dela um dia.

Quem sabe, você um dia possa lembrar daquela garotinha caçula filha de um missionário sonhador e quando você ver alguém sem esperança ou até mesmo você perca a fé, lembre-se da garotinha que ensinou ao seu avô a enxergar o valor que cada pessoa deixa nesse mundo.

Davi Alves

Em homenagem ao ano de 2015.

Em casa, 01/01/2015 Taguatinga - DF.

Davi Alves
Enviado por Davi Alves em 30/06/2017
Reeditado em 08/07/2017
Código do texto: T6041615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.