TEMPO DE COISAS BONITAS. UMA HOMENAGEM À NOSSA VARIG

Ainda lembro daquele congresso de Ginecologia em que fui no Brasil.
Nos primeiros dias, muito estudo e aulas, muitas novidades e muitas horas sentados, escutando com muita atenção. Aprendemos muito e, na última noite, a grande festa de encerramento. Animava o acontecimento, a cantora Simone que mais para o final começou a cantar músicas dos estados brasileiros e de outros países que lá se faziam presentes. Muita alegria, risos e farra.
Por último, iniciou "PRENDA MINHA"…
Percebi que meu nariz escorria e meus olhos ficaram embaçados. Meio sem jeito, olhei para os companheiros que também fungavam e limpavam as lágrimas. Em algumas outras mesas, notei a mesma coisa e dava para identificar claramente a gauchada naquela festa.
Simone, provavelmente também notou aquela emoção, pois cantou mais duas músicas gaúchas. Numa certa altura, desceu do palco e dirigiu-se a nossa mesa, cantando e sacudindo a cabeça muito emocionada. Seus olhos também estavam úmidos...
Na manhã do outro dia, na aeronave de volta para casa, ainda conservávamos a emoção. Ao entramos no avião e caminhar pelo corredor, parecia que estávamos já caminhando na rua da Praia pois a aeronave era da VARIG e ali era um pedacinho do nosso chão.
Num determinado momento o comandante do vôo falou assim:
"Senhores passageiros, queiram voltar aos seus lugares, guardarem suas cuias e apertarem os cintos. Teremos alguma turbulência ao passar a fronteira do Brasil com o Rio Grande. Em Porto Alegre fazem seis graus centígrados".
Silêncio...
Novas fungadas...
E a voz novamente:
"Estamos iniciando o processo de aterrissagem, faremos uma curva e nas janelas da esquerda poderão ver as luzes de Porto Alegre".
As fungadas aumentaram e a gauchada dos bancos da direita se bandearam para o corredor para olhar. Parecia a primeira vez que viam a capital dos pampas. Éramos como crianças vendo o mar pela primeira vez, nas ferias.
Então, sentimos o primeiro toque das rodas da aeronave na nossa terra.
Então, a voz do comandante falou pela última vez:
Foi um privilégio para a VARIG os ter transportado até aqui. Agradecemos, em nome da Viação Aérea Rio Grandense, a sua preferência e confiança. Uma boa estada em nossa pátria gaúcha!
Nunca esqueci este Congresso e até hoje me emociono.
Ficamos apenas uma semana fora mas parecia que tinham sido muitos anos...