A RODA VIVA DA VIDA!

O egoísmo é um dos maiores males, que um ser humano vem á nutrir, pensando só em si mesmo, somente no seu quadrado, no seu próprio ‘umbigo’.

Como um dia bem disse o sábio Velho Nascimento (meu avô):
-“O mundo é uma bola e quem tá dentro, é quem se amola”.


Certíssimo o seu pensamento, o mundo é uma roda e por ser redonda e estar sempre em movimento, ela vai girar. Num dia estaremos lá em cima, aí desprezamos, sub-julgamos e até nos esquecemos daqueles se encontram lá embaixo, os esquecidos, o humildes, pisoteados e entregues a própria sorte.

Porque digo isso?
...Numa empresa, em um determinado período que agora não vem ao caso, trabalhava um funcionário exemplar, cumpridor de seus horários e suas atribuições. Eficiente o tempo todo, com um volume de produção que se destacava aos demais. Porém, tinha uma peculiaridade em seu proceder, no que vou tentar explicá-los depois das considerações á seguir.

[Nos tempos de hoje é notório, o aperto e todas as dificuldades que atravessam os mais variados setores das indústrias, em nossa cidade, estado e país. Por este motivo, uma mudança de procedimento se fez necessária, se justa e humana que digam vocês, mas que vem exigindo muito mais de cada um, ah, isso é fato e sinto na pele e no corpo tal mudança e acredito que de uma forma, ou de outra, todos passam, ou já passaram por isso também!]

Pois bem, de volta ao caso do tal funcionário exemplar
- Sempre que solicitado a ajudar outro colega, de um outro setor, tinha sempre um senão, uma desculpa em não ceder uns minutinhos ao colega de trabalho atribulado por muitos afazeres. Mas tinha uma particularidade e é nesta que reside o “VIL EGOÍSMO”.
Diariamente, para que lhe fosse assegurado a fama de ser um ótimo funcionário, seu trabalho exigia a ajuda e a ação do trabalho de um terceiro. Isso traz uma reflexão:
-Porque só o que faço é prioritário e o mais importante?
-Porque não retribuir dentro do possível a ajuda que lhe fora dada?


Depois deste exemplo, vou tentar expor a minha visão e a minha opinião á respeito disso, num conto, que nada mais é, que uma idéia particular deste que vos escreve e que vem a caracterizar num outro exemplo prático, porém fictício.


A RODA VIVA DA VIDA!
Um magnata com um bom emprego e um ótimo salário tem uma casa enorme localizada num bairro nobre da cidade. Esta mansão com 2 suítes, 10 quartos, 4 banheiros mais 3 salas. Abriga em sua garagem 3 carros importados, 2 motos, que são dos dois filhos adolescentes. Sua esposa utiliza um dos carros importados sempre que precisa sair para as compras, ir para academia ou ao ir encontrar-se com as amigas da alta sociedade. Ah! Ainda como complemento, nesta casa há uma piscina no piso superior e outra também de igual beleza na parte inferior do terreno. Esta mansão é protegida por 5 enormes cães de raça, alarmes em todos os cantos, muros gigantescos circundando esta verdadeira fortaleza e se não bastasse uma guarita particular, com3 vigilantes revezando-se na proteção desta família.
Aí vocês podem me perguntar que mal há nisso e eu digo, mal algum, porém preciso relacionar toda essa fartura com a realidade bem perto Dalí.
Não mais que 1 km distante desta casa, há uma comunidade com uns 300 moradores entre homens, mulheres, jovens e crianças, numa condição sub-humana, bem precária mesmo.
Ainda podem estar se perguntando onde se encontra o problema neste caso específico.
O tal magnata não repassa um tostão, nem a esta e nem a outra comunidade qualquer que necessite de alguma melhoria.
Na minha humilde opinião tivesse essa família a iniciativa de solidarizar-se com os mais necessitados, talvez não precisassem de muros, tão altos, tantos cães ferozes e talvez não houvesse necessidade também de ostentar tantos carros á manter um status tão superprotegido.
Onde entra então, a tal RODA DA VIDA nesse exemplo?
Respondo com outra pergunta:
-De que valerá todos esse cuidados e privar-se da liberdade?
Se vivermos de uma forma tão amistosa, vamos por certo atrair inimigos e seremos perseguidos pelos excluídos da sociedade, sociedade a qual encabeçamos e tratamos de aumentar cada vez mais a diferença entre os muito mais ricos e os cada vez muito mais miseráveis.
Com essa forma de pensamento, que resume o que é o CAPITALISMO SELVAGEM E ELITÍSTA, mantém-se ativa a RODA VIVA DA VIDA, que por ser viva e ativa, nos fará de uma hora pra outra provar do incomodo do revés desta RODA.

-Cães são dominados;
-Alarmes são desligados;

-Amizades escusas baixarão guardas
-E muros altíssimos, serão facilmente escalados e transpostos.


Nessa hora, não terá dinheiro que pague e impeça a ação selvagem, insensata e vilipendiosa dos excluídos, realimentados PELO PODER VIL DO EGOÍSMO e do individualismo!!


*Gostaria de finalizar com uma linda frase de um autor 'Desconhecido':
“O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas voltem e venham até você.
No final das contas, você vai achar,
não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você!”


Que trazemos ... à nossa realidade e a relidade de cada um!