SER PROFESSOR "O MESTRE"

Ser professor, missão árdua? Prazer inexplicável? Como define-se “professor”?

Responsabilizado e aplaudido por fracassos e sucessos, estigmatizado sim de várias formas,

Professor não pode errar;

Professor não pode maltratar;

Professor em particular não pode “quase nada” e deve “quase tudo”.

Alguns apontam esses Mestres como a solução do futuro, outros como a solução imediata, no entanto, ainda a de se chegar a um consenso.

No Brasil com certeza absoluta, este magnifico profissional é desvalorizado desrespeitado, a ele imposto missões que sem a participação de um todos (alunos, pais, estado....), não será possível executar.

De forma que mesmo longe de ser um, não me nego a afirmar que apaixonado sou por eles.

Paulo Freire disse uma vez que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”

O quão sábio deve ser o professor, que se dedica, que nunca deixa de ser estudante, que nunca desacredita no potencial de um “aluno”, que nunca deixa de acreditar na missão precípua a ele atribuída, passar o conhecimento adiante, buscando adequar-se ele aos alunos e não o contrário, sim, as normas de conduta da escola existem, perceba que as normas são de comum a todos inclusive aos mestres, estes que com certeza absoluta são escravos destas, então o que falta para que todos reconheçam esse profissional, de forma digna, respeitável, a um patamar que a ele seja destinado, que em outros países nem se imagina a construção de algo sem ao menos a opinião desses Mestres.

Tão lógico quanto a própria lógica a afirmação que faço é simples, tudo começa do individual, tudo tem seu início no básico, tudo começa de dentro de nós.

Quer um professor melhor? Colabore.

Quer uma escola melhor para seus filhos? Faça parte da escola.

Quer ser um professor? Seja um excelente aluno, da vida, acompanhe tudo que ocorre ao seu redor, o quanto você mesmo provoca, com suas atitudes.

Todos somos aprendizes, ETERNOS!

Para ser professor, tem que amar o próximo, reconhecendo que o aluno se transforma de acordo com a sua dedicação.

Para o aluno, tem que amar a si mesmo, reconhecendo que o professor se dedica de acordo com a sua transformação.

andrefm
Enviado por andrefm em 18/10/2017
Reeditado em 18/10/2017
Código do texto: T6146242
Classificação de conteúdo: seguro