A CHUVA DE ONTEM

Por incrível que pareça era domingo... Não sei um motivo especial, mas era o dia em que todos ou quase todos se reuniam ou saiam para se divertir.

Era um domingo muito especial – excepcional. Há anos não víamos naquela região tamanha festa e correria.

Imagine encontrar alguém que você há muito tempo não vera, certamente ficas muito feliz e em festa.

Pois nós, daquele terrível sertão, estávamos com o sorriso de um canto a outro da boca.

Todos festejavam!

Alguém ou algo muito importante houvera aparecido de repente. Não podíamos deixar passar em branco, era raro aquele momento.

Chovia no Nordeste! Que benção! Que sorte!

Os animais (os poucos que ainda havia; secos, quase mortos) também se alegraram. Como não se alegrar? Era um domingo muito único! Segundo crenças, as preces tinham sido atendidas. Para outros foi grande a sorte. Outros ainda choveu por que tinha que chover. Independente de qualquer coisa ou pessoa. Simplesmente, choveu!

Foi um enchimento de vasilhas. Tudo servia. A água se juntou em vários poços pequenos.

Dessa vez ela veio pra durar (tinha passado outro dia, mas nem por uma hora ficou).

Corria Maria, Josefa, Severina, João, Manoel, José... Corriam todos.

Era uma cena magnifica! O nordeste clamava por aquele instante.

Por breve que fosse, mas se acontecesse, já mudava um pouquinho a situação. Bem pouquinho mesmo.

Para matar a sede do nordeste a sede daquele povo é necessários anos de chuva.

Tudo secou! Não se podia semear. Mas tinha alguns ingênuos que ora ou outra se atreviam a cavar e jogar algumas sementes. Tudo era sem sucesso naquelas terras escassas. “Onde Judas perdeu as botas”.

Mas por seco que o nordeste fosse raro era os que o deixavam. Algo de especial havia lá!

Provavelmente o amor, carinho, humildade e a empatia daquela gente.

Sou tolo em falar de empatia, pois a miséria é igual. Mas fazer o quê? Se apesar da desgraça igual, alguns insistem em repartir o nada que tem.

... Coisas do nordeste!

Ronaldo Crispim
Enviado por Ronaldo Crispim em 10/01/2018
Reeditado em 22/03/2021
Código do texto: T6222219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.