A Natureza reage.

Existia um homem chamado Bruto. Na casa de sua avó, havia um gato de estimação que vivia na varanda. Tratava-se de um gato de rua que chegou, foi se achegando, ficando, até que ficou em definitivo.

Todos os dias que Bruto chegava ou saia da casa da avó, o gato estava na varanda, em frente à porta, fazendo aquele chamego que os gatos fazem como ninguém. Como não percebia a importância do gato, Bruto rejeitava-o com um "chega pra lá" com os pés, colocando-o para escanteio.

Dia após dia, tirava o gato do caminho e seguia em frente pra cuidar das inúmeras tarefas da vida.

Até que, numa bela manhã ensolarada, eis que Bruto encontra o gato frente à porta, na varanda, e, quando se aproximou, antes que pudesse esboçar qualquer reação, o gato partiu em disparada como quem fugia de seu algoz.

Bruto pensou: "Que estranha a reação do gato". Sentiu-se deslocado com a atitude do felino.

Que interessante isso! Um ser inanimado, "avaliando" a presença do humano como um perigo. A Natureza reage.

Na vida, tudo faz sentido, tudo é um conjunto que vibra em função do outro. Quantos de nós, na vida cotidiana, está sendo o gato ou o Bruto?

Que tal ampliarmos a nossa visão para percebermos que o outro, que está em nossa frente, ou próximo de nós, na verdade, não é um empecilho, mas alguém que quer, ou pode se aproximar e fazer algo de bom?

Quantas vezes rejeitamos a presença de pessoas, ainda que desconhecidas, com palavras, gestos, a falta de um olhar, ignorando por completo suas presenças?

Quantos de nós, estamos reagindo como o gato, que, insistentemente rejeitados, estão fugindo ou se escondendo daqueles que ainda não perceberam a nossa importância, ou valor?

Ainda que, instintiva, ou intuitivamente, reajamos de um, ou outro modo, a Natureza está nos movendo internamente e a reação causa um despertar no outro. Agir de outro modo, com sabedoria, rompe uma barreira, quebra um ciclo.

Nós precisamos uns dos outros. Precisamos aprender a olhar com mais bondade no coração para o próximo. Estar atento aos sinais que a vida nos dá. Perceber portas que se fecham e que se abrem. Que as mudanças levam tempo. Que curar a "natureza" de alguém é um processo lento e precisa de paciência, carinho e compreensão. Que o estado natural da vida é a harmonia, a conciliação, a união.