O ônibus

Entramos, era um dia quente, talvez o mais quente daquele março. O bar não estava muito cheio, havia mais garçons, do que clientes. Pedimos uma mesa próxima às janelas. Um cara alto, de sobrancelhas grossas e voz não tão grossa assim nos guiou por um corredor frio, até o lugar.

Ela não gostava de bares, eu amava. Uns poucos caras nos olhavam, mas eu estava com minha garota, era verão e sentia que nada podia me deter.

Pedi uma porção de fritas e uma cerveja amarela de origem mexicana. Ela pediu um drink de cereja um tanto enjoativo.

Eu já estava na terceira cerveja quando ela começou á falar dos problemas com sua família. Até ficou quieta por um tempo razoável, mas quando veio, foi violenta. Falava repetidamente que ia fugir, ir embora. Por dentro, me perguntava para onde, por fora balançava com a cabeça, em uma mistura de sim e não.

Assim como aquela tarde, seu drink chegava ao fim. Pediu outro. Eu já começava a coçar a cabeça pensando que ía deixá-la em sua casa bêbada.

A janela dava a sensação que não via uma água há pelo menos 3 meses, mas ainda assim a vista daquele bar na zona norte da cidade, era razoável. Comecei a sentir uma leve sensação que não fazia mais parte daquele lugar. O garçom, a garota, o corredor frio, o drink de cereja pareciam estar em uma sincronia perfeita, que nada tinham a ver comigo. Após isso senti culpa, porque ela morava na zona sul e eu a tinha levado por um longo percurso até aquele bar no lado norte, tudo isso porque um amigo rasgou elogios à carne assada daquele lugar, que eu nem pedi. Talvez ela tenha percebido meu devaneio e por isso, veio feroz até mim, aproximou sua cadeira e deitou no meu ombro, dizendo que eu lhe trazia paz. Comecei a pensar no conceito de paz, não cheguei a conclusão alguma. Olhei-a, senti seu doce hálito de cereja e álcool, nos beijamos levemente. Ela pareceu gostar e com isso retribuiu. Fizemos carícias por mais alguns segundos e paramos. Passar tempo demais com alguém me dava desespero, começava a me encher de agonia.

Finalmente em um ato de coragem e bravura, lhe perguntei se queria ir embora, pois minha dor de cabeça só aumentava.

- É a Cerveja?

Achei prudente não responder e dar um sorriso.

Pegamos o metrô, lhe paguei uma viagem de carro até sua casa e peguei meu ônibus. Ao passar pela catraca percebi que as seis cervejas mexicanas não passavam despercebidas e por isso encontrei um pouco de dificuldade para achar e sentar em um lugar.

Pensei nos mexicanos, em como eles eram mestres em fabricar bebidas alcoólicas. Depois comecei a imaginar no que iria fazer se aquele ônibus capotasse e logo vi que nada podia fazer. De repente por um momento de lucidez, me coloquei acima de todos daquele ônibus, por alguma razão que por ora eu não sabia, me senti superior ao cobrador, á senhora de cabelos grisalhos e ao casal do banco da frente. Foi uma felicidade repentina e estranha, e por isso passei a olhar todos a minha volta: pareciam dilacerados, loucos com suas existências. E em mais um momento de lucidez, olhei para mim. Quem será que estava me julgando naquela hora? Me senti um covarde, afinal cheguei a conclusão de que analisar o nível de sanidade do outro, não me tornava menos louco.

Bukowski já dizia: a insanidade é relativa, quem estabeleceu a norma?

Desisti de pensar e decidi virar um passageiro do ônibus, a caminho de sua casa.

Amanhã é outro dia.

Gabriel Barban
Enviado por Gabriel Barban em 15/04/2018
Código do texto: T6309113
Classificação de conteúdo: seguro