Cidade timpânica

É um dia no meio da semana, desses que a gente sabe que ainda falta muito para o fim de semana. Ando pela cidade como um cão vadio todas as vezes que saio do trabalho. Não sei porque faço isso, talvez seja para ver se já construíram algum prédio novo ou se as bancas de revista mudaram o número daquele semanário. Talvez seja só para andar entre as pessoas mesmo.

Estou em mais uma de minhas andanças pela cidade. Vejo-me cercado por uma muralha de concreto, luzes e cores.

Meus olhos veem muitas coisas ... Belas nádegas à minha frente balançam dando a ilusão de serem um corpo completo de balé em conjunção com a mais perfeita filarmônica do universo. Um letreiro em neon pisca com algumas lâmpadas queimadas.

Estou mergulhado em um oceano de vozes. Automóveis pedem licença para passar. Sinto o ruído do vento imundo batendo nas paredes dos edifícios. Pessoas falam ao celular. Ouço a voz do apito do guarda que diz “priii –priii”. Vozes, vozes. São milhares de vozes que entram em minha cabeça. Elas estão ressoando, zumbindo e conversando entre si. Eu não sei o que elas dizem. Eu não sei o que elas gritam.

Olho para meus sapatos. Eles foram engraxados ontem. Estão seguindo um caminho que não é o meu. Será que eles estão fazendo o que as vozes mandam?

Ouço a voz do carrinho de hot-dog, dos bueiros, do homem que cruza comigo e está vestindo uma blusa azul. Ouço a voz do cartaz pregado no poste, da vitrine iluminada que mostra produtos esportivos que eu não posso comprar.

Meus ouvidos doem. Eles estão escutando a sinfônica tocar para as nádegas dançarem. O letreiro ri desdenhando de tudo isso e me mostra a sua boca desdentada de lâmpadas queimadas.

Onde estão as cores? Eu só escuto vozes e elas são em preto e branco. Para onde foram as cores?

Volto para casa. Agora as nádegas já não dançam balé, os músicos recolheram os seus instrumentos e as vozes já se calaram. Meu corpo respira o aroma característico do meu quarto. Amanhã tenho que acordar cedo ...

Jota Alves
Enviado por Jota Alves em 14/06/2018
Reeditado em 14/06/2018
Código do texto: T6364110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.