Iniciação para ser escritor (reedição)

Reedição sim, porque?

Porque é muito bom escrever...

Eu me lembro, mais ou menos na década de noventa, era uma manhã não muito clara, quero dizer: algumas nuvens negras ameaçavam trazer uma tempestade. Só que a imensa chuva não veio.

Eu estava caminhando, ia visitar um de meus irmãos, naquela época totalizava na minha família 12 irmãos vivos. Afonso este meu irmão que pretendia visitar era um dos mais velhos nesta década de noventa ele estava com seus 67 anos. Estava doente, destas doenças mais pelo lado psicológico, sofreu um baque enorme quando um de seus filhos pequenino ainda, morre enforcado no berço. Recebeu a notícia trágica quando se preparava para entrar no serviço numa fábrica de vidro, logo depois do almoço. Daí em diante de acordo com suas próprias palavras, o almoço não fazia a devida digestão, parecia que seu corpo sentia um terrível turbilhão, seu cérebro se descontrolava mais ainda quando seus vizinhos acusaram sua própria esposa de que não deu a devida assistência ao bebê que morria. Tiraram as conclusões pelo choro insistente da criança.

No caminho até a casa do meu irmão eu levaria uns quarenta minutos, ele morava em outro bairro. Neste trajeto pensava, analisava a sua vida, até aquele momento semelhava a uma terrível tempestade que passa sempre deixando apreensão, até mesmo algumas sequelas. Sua existência ainda não continuava normal, viúvo, com uma filha com problemas de saúde no corpo e na mente, ela já nascera excepcional, com seus vinte anos sua mente era como uma criança de quatro anos. Depois desta morte trágica do filhinho, ele teve que ir encostando até se aposentar por completo. Teve que ser internado algumas vezes em hospitais psiquiátricos, na época os tratamentos eram uma lástima! Depois de alguns anos ele se tornou um homem com muitos complexos, um deles era quase não sair de casa, somente quando ia receber sua aposentadoria ou quando ia visitar a casa de minha mãe, quando fazia isso ele saía de casa bem cedo e só ia embora à noite. Estas poucas vezes acontecia quando sua esposa era viva e ele podia deixar a filha com ela.

Eu seguia. Não vou negar que sentia um certo desconforto porque por causa de seus terríveis complexos houve alguns desentendimentos com a nossa família. Ele sentia-se isolado. Ainda mais que já fazia um bom tempo que não conversávamos.

Chegando em sua casa minhas desconfianças dissiparam completamente, sua acolhida foi aparentemente sincera e amorosa. Realmente deparo com sua dificuldade em cuidar sozinho de sua casa e de minha sobrinha sua filha deficiente. Nosso entrosamento foi providencial, passo a ser o seu procurador principalmente para receber o seu pagamento, já que ele abominava sair de casa. (por causa do complexo) Religiosamente todos os meses eu recebia o seu pagamento e levava para ele em sua casa. Tomo conhecimento de que era um poeta nato quando me mostrou seu caderno recheado de poesias, mais de cem, eu conferi e eram lindas. Meu irmão Afonso não coube em si de felicidade quando lhe propus de fazer um livro daquelas obras encantadoras, naquela época eu começava a dedilhar no teclado de meu computador, e também queria embrenhar nesta mania de escrever, só que no meu caso poesias e contos, tudo que se pode resumir em histórias... Pra minha satisfação todas que eu escrevia e lhe mostrava ele achava maravilhosas, podia ver a sinceridade nas suas palavras. O meu primeiro conto que lhe mostrei foi O Despertar, (este conto eu já publiquei em alguns sites) Posso dizer que meu irmão foi um dos meus primeiros leitores.

Meu irmão teve a satisfação de ver seu livro de poesias impressos mais ou menos em forma de livro, mas não teve a satisfação maior de ver seu livro publicado em editoras, pude imprimir poucos exemplares, já que não tinha muitos recursos na ocasião. Ele falece aos 69 anos, mas em vida me agradeceu muito. Para mim foi maior do que se fosse recompensa por qualquer remuneração.

Quanto a mim me sinto satisfeito, pude até os dias de hoje a publicação de dois livros: - AMOR SEM FIM, (publicado na Editora Lexia) e SABEDORIAS (imprimido no meu computador e encadernado em casa) financeiramente não é lá estas coisas mas mais vale a satisfação de escrever. Há! E vários textos e poesias publicados em alguns sites...

E ASSIM UMA INICIAÇÃO PARA SER ESCRITOR!!!...

QUANTO A HISTÓRIA DO MEU IRMÃO JUSTAMENTE NOS POUCOS MOMENTOS QUE CONVIVI COM ELE EM VIDA, AH! EU TENHO QUE CONTINUAR A RELATAR. POUCOS MOMENTOS, PORQUE EU QUERIA QUE FOSSEM MUITOS MOMENTOS QUE CONVIVÍ COM ESSE HOMEM COM MUITAS SABEDORIAS...