PEDAÇOS DE MELANCIA

Nossos pais nasceram e foram criados no interior, em chácaras e sítios, trabalhando como empregados rurais,caseiros ou responsáveis pelo local, assim todos os filhos e filhas nasceram com o inestimável trabalho de uma parteira, que ficava sempre como madrinha dos recém nascidos.Boa parte da nossa vida também se passou no interior e eu, particularmente, lembro-me da localidade de Olhos D'água, lugar bonito, campos plantados, ovelhas, porcos, vacas de leite e cavalos.Havia também um açude muito bonito onde, diziam, ninguém conseguia pescar as belas traíras e os gordos jundiás, mas havia muito peixe lá naquele açude, cheio de aguapés. Meu pai não pescava e não comia peixe com espinho, comia jundiá que tem menor quantidade.Como ninguém conseguia pescar no açude, os peixes riam muito de nós, achavam sempre que morreriam de velhos em meio aos aguapés.Ocorre que não era bem assim, quando a natureza nos dava grandes chuvas o açude transbordava e o excesso escorria pelo ladrão caindo num pequeno poço.E então, nós, eu e meu irmão, zás! era uma festa, para os adultos,pois não deixavam criança comer peixe que era para não se engasgar.

Papai plantava bastante,lavoura de milho, batata, melão, melancia, jamais, ele tinha pavor de melancia, dizia que havia passado mal após comer uma melancia quando crianças, também não permitia que os filhos comessem.

Ao lado de nosso local, dividida por um alambrado, morava uma mulher e sua família. Esta senhora não gostava de nossa mãe e a provocava muito, mesmo de longe, quase sempre aproveitando-se de mamãe estar lavando roupas numa lagoa bem próxima da divisa das chácaras Ela então chamava seus cães e gritava "tuca na negra, tuca na negra". Não passava de provocações inúteis porque aqueles vira-latas não mordiam ninguém. Mas a gente, crianças, não esquecia essas ofensas. A mulher tinha uma pequena lavoura de melancias e veio-nos a ideia da vingança Certo dia nos acercamos da divisa e também das melancias odiadas, comandados por uma irmã mais crescida,passamos pela cerca e começamos a destruição das melancias, cada "melancião" quebrado era uma festa, sem comer nada deles,todos ficaram em pedaços. Não precisa dizer que a bronca foi grande, mas como eram todos e dado o silêncio, ficou por isso. Quando veio a reclamação da vizinha, que esbravejava e batia os tamancos, mamãe trocou com ela milho verde e batatas e ficou por isso. Vingança é um sentimento que não deve ser cultivado e todos os irmãos cresceram educados e sem fazer mal a ninguém.

drmoura
Enviado por drmoura em 03/09/2018
Código do texto: T6438631
Classificação de conteúdo: seguro