O jantar está servido

Chamei Miss Jenkins, muito aprumada no seu vestido preto longo, e expliquei-lhe que teríamos visitas para o jantar daquele dia. Ela me encarou com uma ligeira expressão de desgosto, visto que aquele tipo de solicitação quebrava a rotina organizada da mansão, e ela preferiria ter sido avisada de véspera. Imaginei que deveria estar pensando com seus botões de madrepérola: "ah, o neozelandês e suas invenções, novamente". Mas era uma mulher por demais educada para emitir tal espécie de comentário. Aguardou pacientemente que eu me calasse, e perguntou:

- Quantos convidados, senhor?

- Creio que... oito rapazes... soldados, na verdade. São da comissão que está analisando a construção do novo aeródromo.

- Algum oficial superior entre eles, senhor? - Indagou ela, calmamente.

- Não, Miss Jenkins.

- Perfeito. Então, creio que poderei servir lombo de porco com batatas.

Antes que eu questionasse a escolha, comentou:

- É um prato rápido de preparar. Estará pronto antes dos seus convidados chegarem... supondo que eles sejam bem-educados, naturalmente.

- A senhora está se referindo à pontualidade? - Indaguei, confuso.

- Refiro-me às regras de etiqueta, senhor - observou ela, com um brilho de ironia no olhar. - Um cavalheiro convidado para jantar às 19 h, jamais chegará antes das 20 h.

- Naturalmente - murmurei, para não acusar o golpe. - Convidei-os para às 20 h...

- Como ainda são 17 h, ainda que sejam pouco afeitos às normas civilizadas e cheguem antes, estarei com tudo pronto para atendê-los, senhor - prometeu ela, fazendo menção de retirar-se. Eu a detive com um gesto.

- Muitíssimo grato, Miss Jenkins, mas... como vi que temos muitas laranjas, talvez possamos servi-las acompanhando o lombo assado...

O ar da governanta era agora de cansaço.

- Supondo que este não é um jantar formal, nada tenho a objetar, senhor.

- E se fosse um jantar formal? - Insisti.

Contrafeita, Miss Jenkins mordeu brevemente os lábios finos.

- Bem... o senhor já tentou comer uma laranja usando garfo e faca?

E, sem esperar pela minha resposta, acrescentou:

- É bem complicado.

- [12-09-2018]