Pânico no Buzu

A mobilidade urbana em Salvador e região metropolitana tem passado por profundas transformações desde à implantação do metrô de Salvador e Lauro de Freitas. Neste sentido, o sistema de integração ônibus-metrô tem causado alguns transtornos aos usuários e ensejado cenas inusitadas, como a que viveu a passageira Juliana dos Santos, moradora do Distrito de Abrantes e ativista do movimento Buzu Limpo – uma ONG que visa o combate à sujeira no transporte publico da cidade. Juliana viajava no ônibus da linha Vilas de Abrantes X Lapa, onde uma barata causou o maior vexame no interior do coletivo.

A viagem em direção à Estação de Transbordo da Lapa transcorria sem sobressaltos até que (sem que ninguém percebesse), na altura do KM 10 da rodovia BA 099 (Estrada do Coco), uma barata voadora adentra o interior do coletivo pela janela lateral direita próximo ao cobrador, e pousa nas costas de uma das usuárias, que não percebe a presença do estranho “passageiro”. Nesse momento, um pequeno burburinho se instaura no interior do veículo e a barata, atônita, começa a escalar as costas da vítima, em direção ao pescoço, causando apreensão nos passageiros. Ao sentir as pegadas do inseto arranhar levemente sua nuca, a passageira não-identificada começa a se debater violentamente até se desvencilhar da barata que sobrevoa a área interna do buzu causando pânico generalizado.

Alheio a tudo que estava acontecendo, o motorista seguia viagem sem perceber que o cobrador gritava estridentemente (ele tinha pavor de baratas) e os passageiros se debatiam como se estivessem encenando um filme de horrores.

Enquanto isso, Juliana – a passageira ativista -, acionava a sirene do veículo ao tempo em que bradava para o motorista parar o ônibus. Assustado, o motorista para num acostamento (fora do ponto) e os passageiros descem como uma boiada descontrolada correndo pela avenida aos gritos de “socorro, ela vai me matar”, chamando a atenção dos condutores que trafegavam pela via e, principalmente, do “Barateza é um Barato” – uma empresa dedetizadora - que passava pelo local e ofereceu seus serviços (atendendo ao apelo da ativista e o clamor das vítimas), capturando a barata e pondo fim àquele drama surreal.

Nojento, asqueroso e repulsivo, a barata é um animal repudiado por mais de 99% da população, devido ao seu aspecto sombrio e sua natureza abjeta.

Viagem do medo.

Niltonil
Enviado por Niltonil em 15/10/2018
Código do texto: T6477053
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.