Cálice

Até 31/12 o Zé Ninguém dormia no albergue e comia um pão com margarina e bebia um copo de café com leite, todas as manhãs e sem custo. Usuário e dependente químico registrado, vivia à margem.

No dia 02/01, o Zé Ninguém não conseguiu dormir no albergue. Mudaram as regras: Se não trabalhasse pela cama e pelo pão com margarina, não teria acesso a lugar pra dormir.

Havia uma placa na porta - "Atenção Srs. albergados: Favor pegar o carrinho de picolé na loja ao lado, vender o produto e comprar o seu pão e quitar sua dívida com o abrigo. Porta aberta até as 21h. Atenciosamente".

No dia 3/1, Zé Ninguém não entrou no abrigo. Passou o camburão e levou ele lá pra não sei aonde. Ele faria parte de um barranco bem no alto dos Cocais.

O moço que via tudo acontecer, sentia algo ruim, mas a música do Chico Buarque tocava: "Pai, afasta de mim esse cálice, cálice..."

E temendo, calou-se. Pois nunca mais ninguém ouviu falar do Zé Ninguém. Foi sem dar notícias.

Glaussim
Enviado por Glaussim em 21/10/2018
Reeditado em 16/08/2023
Código do texto: T6482192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.