Na onda dos Beatles

Manhã típica de segunda-feira na redação da "Beat-Brit": Sydney com um cigarro apagado no canto da boca, olhando para uma folha em branco enfiada no rolo da máquina de escrever, Joanna e Doreen tagarelando enquanto revisavam a arte de um artigo de moda a ser publicado na próxima edição da revista, Quentin ao telefone discutindo com um distribuidor, Trevor datilografando com dois dedos na sua Imperial 70 e Phil tomando notas em sua escrivaninha, enquanto ouvia alguma coisa em seu rádio portátil Emerson, fone de ouvido enfiado na orelha esquerda. Aproximei-me dele pela direita.

- O que está rolando? - Indaguei, apontando para o rádio.

- Rádio Caroline - respondeu, com um sorriso maroto.

- Esses caras ainda não foram pegos? - Indaguei, surpreso.

- Estão transmitindo do Mar do Norte... águas internacionais - ele deu de ombros.

- A BBC não deve estar gostando nada da concorrência - avaliei.

- A BBC não quer tocar rock o dia inteiro. É isso o que a Rádio Caroline faz, e é ela que a garotada escuta.

- Mas a BBC andou tocando Beatles faz algum tempo, se não me falha a memória.

- Agora, todo mundo toca Beatles - riu meu interlocutor. - Os caras tomaram a América de assalto!

- Quem diria que quatro garotos de Liverpool iriam se tornar os melhores garotos-propaganda que o Reino Unido poderia apresentar...

- Os Estados Unidos tinham Kennedy como símbolo da modernidade... - ponderou Phil. - Kennedy está morto. E nós ainda temos os Beatles.

- Longa vida aos Beatles, então! - Exclamei.

- E também à Rádio Caroline - acrescentou Phil, piscando o olho.

Olhei para as anotações no bloco de papel sobre a mesa dele: era uma playlist da rádio pirata mais famosa do Reino Unido.

- Sério que "Do Wah Diddy Diddy" ainda está em primeiro? - Questionei surpreso.

- E "A Hard Day's Night" caiu para o quarto lugar - Phil parecia decepcionado. Mas depois, abriu um sorriso:

- Manfred Mann é bom... mas não o suficiente para ser um Beatle! Esse cara começou tocando blues... nem é um "rocker" de verdade!

Lembrei-me da vez em que fora à Liverpool, ver uma apresentação dos Beatles no Cavern Club. Os rapazes eram então a perfeita representação dos "rockers" de jaqueta de couro ensebada. A partir do momento em que assinaram um contrato com a EMI, haviam tomado um banho de loja; estavam com um visual bem mais comportado. Comentei isso com Phil.

- O que esperava? Jamais seriam admitidos na BBC vestidos daquele jeito! - Retrucou ele. - Estava escrito que os Beatles iriam unir as tribos dos "rockers" e dos "mods" estilosos...

Desplugou o fone do rádio de pilha, para que eu ouvisse o que estava sendo tocado naquele momento: "Girl From Ipanema", Stan Getz e Astrud Gilberto.

- Gosto dessa canção, - declarou - mas a versão de "Long Tall Sally" dos Beatles está na frente dela esta semana.

"Os gritos de Paul McCartney calando a Bossa Nova", pensei. Um dia, provavelmente, achariam um jeito de se reconciliar...

- [10-11-2018]