Eu já termineiI!!!...


- Eu já terminei!!!...
 
          Foram exatamente essas as últimas palavras que Guilherme ouviu de seu querido avô, o seu Lauro, como era carinhosamente chamado e conhecido, embora seu nome verdadeiro fosse Laurindo.
          Esse episódio se deu quando Guilherme foi fazer uma visita ao seu avô, o qual já se encontrava no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital da cidade. Todos os parentes haviam sido chamados, pois seu estado era crítico e os familiares apenas aguardavam, com grande tristeza, o momento derradeiro.
          Ao adentrar no quarto, encontravam-se apenas o seu Lauro deitado lateralmente na cama e um enfermeiro em pé ao lado do leito. Ele ainda estava consciente e aparentava lucidez. Os seus cabelos macios e com a coloração já desgastada estavam um tanto quanto espalhados.  Seu pequeno bigode – sua característica mais marcante – ainda chamava a atenção, mesmo se resumindo a uma pequena e estreita fileira de fios no limite do lábio superior. Afinal, o seu Lauro era um homem vaidoso, possuía mais de oitenta anos, mas aparentava ter bem menos. Sua aparência e seu vigor físico chamavam a atenção.
 
- O Seu Lauro é um senhor bonito!!!! Algumas pessoas afirmavam.
 
          Mesmo naquele dia, no local e nas condições em que se encontrava, o seu Lauro mantinha sua boa aparência e a tranquilidade que o acompanhara por toda a sua vida.
        Um homem forte e saudável, eis sua melhor definição, porém, um câncer de intestino foi descoberto quando já em estado avançado. As pessoas “mais antigas” relutavam em buscar a ajuda de um médico e só o faziam quando os remédios caseiros ou as curandeiras já não mais conseguiam aliviar a dor. Esse era o “costume”.
 
- Eu já terminei!!!...

        Uma frase deveras pequena, singela e aparentemente sem muita margem a interpretações diversas, mas que levou Guilherme a uma sorte de divagações e pensamentos que se apressaram em tumultuar seu raciocínio.
          A primeira interpretação e, que aparentava ser a mais lógica, foi de que o seu Lauro havia terminado a sua missão neste plano terreno. Após uma vida e uma história construída com muito trabalho, com valorização da família e amigos, amor e honestidade, ele poderia então, com toda a certeza, afirmar que havia terminado com pleno êxito sua missão.
 
- Eu já terminei!!!...
 
          Poderia simplesmente estar se referindo à criação e educação dos seus filhos. Criado no interior e pai de doze filhos (era muito comum na época esse grande número) educados à moda antiga, com exceção de um pequeno que faleceu ainda criança, todos os demais se tornaram pessoas honestas e trabalhadoras. Trabalhava na roça e, dali, retirava o sustento de toda a família. Naquele tempo, as crianças também, desde pequenas, ajudavam no serviço da lavoura (mão de obra valorosa). Sempre muito humildes, não possuíam qualquer luxo, mas se orgulhavam em afirmar que não passaram nem fome e nem frio. Eram muito felizes... E como eram!!! O caráter, a honestidade e a fé sempre foram preceitos inquestionáveis.
 
- Eu Já terminei!!!...
               
          Poderia também estar se referindo à manutenção da família. Após o período da labuta na lavoura, mudaram-se para à “cidade”. Nesse período, seu Lauro havia trocado a roça pelo emprego em uma madeireira - ramo que movimentava a economia da cidade, enquanto duraram as araucárias. Por mais alguns longos anos permaneceu no mesmo emprego, recebendo apenas o salário mínimo e, ainda, após a merecida aposentadoria, continuou trabalhando por mais algum tempo (era a única forma de receber um pouco mais), objetivando dar um mínimo de conforto a sua família.
          Os filhos cresceram, deram-lhe netos e netas, e todos foram muito “bem encaminhados” na vida, nenhum deles ficou “rico”, mas quem disse que o dinheiro é essencial para se ter felicidade? Como dizia a sua esposa, a querida vó Joana, uma pessoa simples, mas com muita sabedoria:
 
- A maior riqueza é a saúde!!!...

          Com absoluta certeza é uma das frases mais verdadeiras e sábias já proferidas, mas infelizmente, quando a maioria das pessoas se dá conta disso, grande parte das vezes é tarde demais!!!
               
- Eu já terminei!!!...
 
          Os pensamentos de Guilherme insistiam em céleres ilações. Ainda estava em dúvida quanto aos posicionamentos eleitos inicialmente em seus pensamentos.
          Estaria o seu Lauro delirando, mesmo aparentando estar lúcido? Poderia ele estar imaginando alguma tarefa em sua humilde casa, na antiga lavoura ou até mesmo na empresa em que trabalhou incansavelmente? Foram tantas tarefas durante incontáveis anos que ele havia terminado.
 
- Eu já terminei!!!...
 
          Guilherme apenas se aproximou de seu querido avô, passou a mãos em seus cabelos e, mesmo quando palavras não fluíam com facilidade de sua boca, com muita dor ele disse:
 
- Não se preocupe vovô, eu cuidarei da vó e de toda a família.
 
          Com seu olhar sempre sereno e de um brilho raro, ele demonstrou ter entendido e um clima de tranquilidade tomou conta do ambiente.
          Havia ainda uma promessa pendente que Guilherme teria feito e que não pode ser cumprida. O seu Lauro gostaria de conhecer um porto e poder ver um grande navio “bem de perto”. Promessas devem ser cumpridas.
          Quanto a essa nova promessa???!!! Em relação a sua tão amada vozinha ele a cumpriu até sua, não menos triste, partida. E quanto aos demais membros da família? Está sempre pronto e disposto a ajudar toda vez que alguém necessita.
 
- Eu já terminei!!!...
 
          Uma frase deveras pequena, singela e aparentemente sem muita margem a interpretações diversas, mas que levou Guilherme a uma sorte de divagações e pensamentos que se apressaram em tumultuar seu raciocínio.
          Todas as divagações e pensamentos foram legítimos e verdadeiros... O seu Lauro era uma pessoa admirável e teve sua vida pautada no amor, na honestidade e na bondade, por isso mesmo será saudosa e eternamente lembrado...
         Ao aproximar-se, antes de tocar nos cabelos do seu Lauro, Guilherme percebeu que o enfermeiro estava auxiliando o seu amado avô a fazer “xixi”, quando então a esse enfermeiro, com uma voz fraca e cheia de esforço, ele balbuciou:
 
- Eu já terminei!!!...