Juca do Pau Seco.

Juca do Pau Seco.

Era Garimpeiro da Leste. A Leste tinha garimpeiros? Não; eu explico: nas ferrovias os trabalhadores da conservação da via permanente recebiam denominações populares. Na Viação Férrea do Rio Grande do Sul eram TUCOS, na Rede de Viação Paraná Santa Catarina eram TURMEIROS, na Central do Brasil eram COSERVEIROS, na Rede de Ferroviária do Nordeste eram CASSACOS e na Viação Férrea do Leste Brasileiro eram os GARIMPEIROS.

Juca do Pau Seco, chamavam ele assim porque ele nasceu na estação de Pau Seco, lá perto de Jacobina. Vivia inventando coisas e sendo removido de estação para outra estação.

Tomou um cacete lá em Rita Cacete por motivo de um torneio de jogo de carambola e foi mandado para Massaroca, lá perto do Juazeiro da Bahia.

Na Massaroca inventou um Bumba Meu Boi. A armação, a cabeça, o pano e estava pronto o boi. Saíram para a rua a fazer o ensaio. Eita! Coroné Sinfronio vinha montado no pangaré e o pangaré se assustou do boi e pulou e o Coroné caiu e quando levantou já estava tomando os providenciamentos.

Juca do Pau Seco foi transferido para a estação Timbó na linha de Alagoinhas para Aracaju. Foi numa noite de junho que ele inventou de fazer uma “Guerra de Espadas de Fogo”. Espada, soltando faísca, que vai, espada que vem. O Trem “EN1” o Estrela do Norte; trem noturno de luxo que ligava Salvador a Aracaju, parou em Timbó e duas espadas explodiram dentro do Carro-restaurante.

Mandaram o Juca para a estação de São José da Mata, no Ramal de Pirapora. Lá ele conseguiu duas bicicletas velhas e de duas resolveu fazer uma. Bicicleta Voadora. Fez as asas de madeira, fez a hélice, adaptou de maneira que os pedais acionavam a roda traseira e a hélice. Dez testes e dez quedas. Solução: Adaptou um gancho no guidom, uma corda e amarrou atrás do Trem de Domingo, o “PN6”, que vinha retornando de Propriá para Aracaju. O trem começou a correr e a bicicleta deu um pulo e mais outro e voou... Aterrissou num hospital de Aracaju.

Zésouza
Enviado por Zésouza em 06/01/2019
Código do texto: T6544052
Classificação de conteúdo: seguro