Pedagogizando: Menina Free Fire
- Tem dia que fico sem Jantar e durmo depois das três da manhã". Disse a jovem de A. de 13 anos.
O motivo? Jogando Free Fire*. A frase nasceu de uma conversa onde estávamos buscando o motivo de seu baixo desempenho na escola. Além do peso, ela também perdia noites de sono, desde que instalou o aplicativo e conheceu a febre silenciosa que toma conta de vários quartos nas cidades pelo mundo.
Existem técnicas para ninguém importunar os jogadores. Jogar na madrugada é uma delas, ir para sala e fingir assistir Tv até tarde, esconder-se debaixo das cobertas e até fingir estar estudando na mesa da sala na frente de todos da casa (é a mais arriscada).
A. não era uma má estudante, até então sempre esteve com os estudos em dia. Tinha até um caderno próprio para anotar as atividades escolares das aula do dia. Foi numa visita de rotina na sala de aula, que percebi a olheiras e o baixo peso da jovem. E numa conversa informal durante a aula de matemática ela contou tudo, com um sorriso nos dentes.
- Não sou mais Noob!
Afirmou como quem ostenta um troféu após um campeonato.
"Noob" é o típico jogador iniciante. A gíria norte-americana para os recrutas recém-chegados ultrapassou barreiras e chegou entre nós como um termo pejorativo de "incapaz" e até mesmo "burro" para identificar aqueles que não tem um bom desempenho em jogos ou atividades no geral.
No fim de ano, aquela jovem que era uma das minhas apostas ficou para trás no desfecho final do jogo escolar. "A." ficou em matemática e geografia.
A decisão dos pais foi de tirar da escola.
- Vamos mudar ela pra ver se surte algum resultado ano que vem!
Afirmou a mãe após receber a transferência.
Entre "escola", "free fire" e "reprovação" quem deveria sair do jogo?
A. saiu mais experiente na vida online, mas perdeu na vida real.
Me senti um Noob!


* Free Fire (também conhecido como Free Fire Battlegrounds ou somente Free Fire) é um jogo eletrônico mobile em que até no total de cinquenta jogadores que caem de paraquedas em uma ilha em busca de armas e equipamentos a fim de matar os outros jogadores. Os jogadores escolhem à vontade a posição inicial, pegam armas e suprimentos para aumentar o tempo de vida na batalha. Ganha quem sobreviver  no final. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Garena_Free_Fire