O que é o que é?

Era sempre a noitinha enluarada no terreiro ou noutro dia após o almoço, antes do cochilo, catando piolho nas meninas que saía a ideia de perguntar pros meninos que de boca rodeada de espumas após imitar o som do carro se divertiam no sombrio tamarineiro, chão frio, naqueles primeiros dias de chuvas e sol de janeiro de mil novecentos e oitenta e sete que as senhoras conversavam e a roda de mulheres catando piolhos e crianças brincando saíam aquelas perguntas de adivinhas:

-Tem escama mais não é peixe, amarelo, mas não é gema? E os garotos respondiam:

-Buriti!

-O que é o que é verde por fora, roxo por dentro, cabelos brancos ao redor e um pinguelo dentro?

Virava motivo de gargalhada, era esse mesmo o propósito, sorrir, sorrir até se engasgar, mas logo cada um dava um resposta e outros diziam logo que não sabia.

Hoje se fosse dadas as pistas como: Fonte abundante de vitaminas A e C, Complexo B, Sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo, e sódio. Calmante natural. Quem tem pressão baixa não é bom consumir. Se quiser emagrecer coma a casca cozida em doce ou geleia. O suco servido com sementes trituradas no liquidificador pode até vermes matar. Mata a fome. Aumenta hemoglobina. Dar um soninho. Acalma os agitados. Combate o envelhecimento precoce. Agente poderoso como antioxidante. Muita gente saberia responder. Já sabe, não é? Responde? Quando o pinguelo murcha surge o poderoso fruto: Maracujá.

E nos divertíamos com a contação de parlendas, contos e lorotas e a chuva chegava e saíamos correndo para nossas casas.

WALTER BERG
Enviado por WALTER BERG em 28/01/2019
Reeditado em 10/07/2019
Código do texto: T6561630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.