Você tem experiência?

- Você tem experiência nesse tipo de trabalho?

- Já trabalhei em fábricas de Paris antes. O trabalho aqui não me parece ser muito diferente.

- Não exige muito raciocínio, é bem verdade; trata-se de um trabalho monótono e repetitivo. Por isso exige atenção, já que os operários costumam se entediar.

- Eu não me entedio facilmente, mesmo com trabalho repetitivo.

- E também desgasta fisicamente; você me parece frágil, só de olhar.

- Sou mais forte do que pareço. E terei que carregar peso?

- Não exatamente... mas vai ter que movimentar-se o tempo todo durante o seu turno... abaixar-se e levantar-se... apertar parafusos. É cansativo.

- Se eu não soubesse que há outras mulheres trabalhando aqui, não viria me inscrever. Tenho disposição para trabalhar.

- Isso é importante, decerto. Mas por que quer trabalhar como operária? O que você fazia antes?

- Fui professora de um colégio feminino durante muitos anos.

- E cansou de lecionar?

- Aquilo não era a vida real... não a vida que a maioria das pessoas experimenta e da qual não têm a opção de fugir. Eu tenho esta opção, então a estou tomando.

- Se você estivesse no Paraíso, pediria transferência para o Inferno apenas porque lá há mais gente?

- Aqui é o Inferno?

- Eu não disse isso. Mas talvez, para você, a experiência de estar aqui seja uma descida aos infernos.

- É aqui onde meus irmãos e irmãs estão? É aqui que eu quero estar; quero viver o que eles vivem, experimentar o que sentem.

- Pois que seja. Bem vinda, Simone, à linha de montagem da Renault.

- [07-02-2019]