Sobre fevereiro, mudanças e sonhos

Oi... disse ela sorrindo

Oi... respondeu ela desconfiada, e já emendou a frase, nos conhecemos?

Ela riu e disse: não acha que somos parecidas?

Muito, disse ela, praticamente gêmeas e riu

Eu sou você em 2019, prestes a completar 32 anos.

Sério? Disse ela espantada. O que trouxe você aqui? Perguntou curiosa.

Vim só dizer que tudo valerá a pena

Tudo? Tudo o que perguntou a adolescente curiosa

Tudo, tudo que você vai passar quando colocar o pé para fora de Livramento, disse a mulher.

Eu ainda tenho um pouco de receio de ir viver em São Leopoldo, de como será a faculdade, de não conhecer ninguém lá e de estar tão longe de casa, disse a menina arrumando as malas em uma tarde de fevereiro de 2005.

Você será acolhida por uma família muito especial, vai se divertir na faculdade, vai passar alguns trabalhos domésticos no início, vai ser um ano intenso e cheio de descobertas e então você irá embora.

Embora? Disse a jovem espantada. Como assim, eu não irei me formar? Mas é meu sonho, entristecendo o semblante

Calma, você vai sim. Vai acabar se mudando pra São Borja em 2006. Vai viver com uma família incrível que te ensinará muito, vai descobrir um força incrível quando tiver que caminhar sozinha, vai descobrir que tristeza nem decepção matam, vai amar estudar e conhecerá tanta gente admirável, será acolhida em tantos lares com tanto afeto que encherá seu coração de gratidão eternamente. Fará amigos que levará para a vida inteira. Será tão feliz, terá suas primeiras experiências reais e individuais com Deus, aliás Ele aproximará de pessoas que te ensinarão tanto sobre Ele. E depois de uma longa e desgastante batalha para escrever seu trabalho final com ajuda de estrelas brilhantes, a menina você irá conquistar o teu maior sonho, o diploma de bacharel em Serviço Social. Será um dia mágico família, amigos, todos felizes com tua conquista. E então você retornará.

Retornei? Pra cá. De novo. Mas não está nos meus planos voltar pra Livramento disse a menina já irritada.

Haha a mulher riu e disse vai voltar sim, você fará essa mesma birra na hora de voltar, mas virá com o coração partido. Trabalhará como Assistente Social, trará amigas para perto. Conhecerá tanta gente legal no trabalho. Se decepcionará com a realidade, irá enxergar que a politicagem atrapalha muito o nosso fazer profissional, pensará em largar tudo, arrumar outra carreira. Verá amigos partirem, para outra cidade, e da vida, sofrerá tanto, sentirá uma dor jamais sentida pela partida de alguém. Será voluntária por puro acaso, e encontrará amigos que serão sua família, viverá seus sonhos e se realizará com sorrisos desconhecidos. Deus irá te surpreender tanto e você vai ama-lo intensamente. Você irá reencontrar uma pessoa tão especial, que fará teu coração ser grato pelas voltas que o mundo dá, ele te incentivará tanto, que você vai acreditar que tudo é possível, inclusive voar, nesse momento sua luz vai brilhar tanto. Tudo dará tão certo, você irá trabalhar em locais tão extraordinários, vão devolver sua paixão pelo Serviço Social, vão te abrir tantas oportunidades, um deles dará o caminho para o dia de hoje, você sentirá falta dos risos e do incentivo daquela equipe. E então você partirá novamente.

Partirei? Mais uma vez? Eu gosto mesmo de viajar ne? Debochará a menina

Sim, você gosta, você ama o mundo, vai continuar amando. Por isso eu vim, por que estou fazendo as nossas malas, vamos viver um novo sonho.

Sonho? Qual sonho? Perguntou a menina

Iremos fazer mestrado. Depois de um ano batalhando, conseguimos. 14 anos depois, de partir sonhando com o diploma de graduação, partimos novamente, sonhando com o título de mestre. E apesar de todas incertezas e medos, eu sei que tem tanta coisa linda nos aguardando logo ali na frente.

E por que você veio? Me ver partir da primeira vez? Perguntou a menina

Vim para enxergar essa coragem que você carrega, essa garra que tens de realizar teu sonho, essa tua certeza que brilha nos olhos, essa imensa vontade de viver tudo que a vida te reserva, seja bom ou seja ruim, você só quer experimentar tudo, viver tudo.

E conseguiu?

Perguntou a menina

Sim, consegui. Partimos na quinta, disse a mulher sorrindo.

Está feliz? A menina questionou

Tão feliz quanto você nesse momento, respondeu a mulher. São os nossos momentos, os nossos sonhos, e a gente nasceu para realiza-los. Vamos? Vamos, disseram.