Destinos

As pombas caminhavam pelo lugar, a procura de migalhas, bem como os andarilhos que transitavam por ali. Era mais um dia quente, as pessoas tentavam não olhar diretamente para os raios solares que eram refletidos pelos veículos e pelo asfalto.

Na sala de espera, uma mulher mantinha um semblante triste, olhando para um ponto fixo no chão, pensando no que viria nas próximas horas. Sua filha brincava com um papel ao seu lado, e estava ansiosa para fazer sua primeira viagem de ônibus, sem saber que enfrentaria dez horas dentro do veículo para ir ao velório e enterro de sua avó, que nunca tinha visto pessoalmente.

Um dos seguranças do local, acabava de fechar a porta da sala dos “Achados e perdidos", que continha muitos objetos nunca mais procurados por seus donos, alguns nem sabiam que haviam deixado algo para trás.

A fumaça que saía da cafeteira podia ser notada, junto com o cheiro tão agradável e tranquilizador do café, feito com cuidado por uma garçonete da lanchonete. Em um estande bem em frente, um dos atendentes olhava desanimado para o relógio, contando as horas que faltavam para sair e poder descansar em sua casa, vendo um filme e comendo algo de sua preferência.

Um senhor aparentemente embriagado, discutia com um dos seguranças, acusando - o de coisas que o outro nem havia feito. O tempo passava e as pessoas iam e vinham, algumas parando, outras apenas passando.

Um casal andava com seus quatro filhos pequenos, todos com idades próximas, pelo corredor. Passaram ao lado de um grupo de ciganos, que estavam em um canto debruçados sobre suas malas, vestindo suas roupas de segunda mão. Nem se importavam com a movimentação constante daquele lugar.

Outro casal se abraçava perto de uma das saídas dali, aproveitando o tempo que lhes restavam antes de um deles embarcar no ônibus. Só se veriam dali duas semanas.

Causando um pouco de tumulto no banheiro, um senhor tentava entrar com suas três malas lá dentro, pois dizia que estava apertado e que não queria deixar suas coisas em um lugar onde não poderia observar. Ele acabava de chegar de uma região pobre, e tentaria a vida ali, buscando a sobrevivência dele e de seus filhos e netos, mesmo ele já estando em uma idade avançada.

O calor no lugar era intenso, os poucos ventiladores não conseguiam amenizar aquela quentura. Vários usavam papéis ou objetos para se abanar.

Pessoas circulavam o dia todo por ali, cada uma com uma história e destino diferente, algumas compartilhando com as outras suas experiências, dando um ar especial de mais uma tarde naquela movimentada rodoviária.

Otávio Chagas
Enviado por Otávio Chagas em 27/04/2019
Código do texto: T6633888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.