JOSÉ CONTENTE

LOGO TOCA O DESPERTADOR, OLHEI E NÃO CONSEGUI LEVANTAR,

DESESPERADO DE SONO JÁ FUI LOGO ADIANDO UM COMPROMISSO PERPETUO, LOGO PERCEBI QUE NÃO PODIA ADIAR E LEVANTEI.

A CONJUNÇÃO “POREM”, DESCEU SECA PELA GARGANTA, POIS PERCEBI ISSO, EM QUASE MEIA HORA DE DESCANSO E DESCASO COM MEU COMPROMISSO.

- É EU PERDI HORA!

LEVANTEI CORRENDO E COM FOME. MINHA VÓ JÁ ME VEM COM UMA BÍBLIA NA GARGANTA, PRONTA PRA DESENROLAR, FAZENDO PERGUNTA JÁ CEDO, E EU COM SONO.

JÁ PENSO EM LOGO ATRAVESSA-LA, MAS LEMBRO DE QUE ELA JÁ TEVE MUITA PACIÊNCIA QUANDO EU ERA CRIANÇA, E QUE MAL FARIA EU, DE OUVIR A SUA SUPLICA, MESMO QUE SEJA ETERNA. PONHO-ME A ESCUTA-LA, E ME FADIGO MAIS AINDA, A RESISTÊNCIA HAVIA QUEIMADO E ALEM DE ATRASADO, IRIA TOMAR BANHO GELADO.

- QUASE NÃO AGUENTEI!

RESPIREI FUNDO E PROSSEGUI PRO MEU DILEMA, LIGUEI O CHUVEIRO E VAPT VUPT. ENTREI E LAVEI O MAIS IMPORTANTE E CORRI PRA PENSAR NO RESTO.

ERA O SEGUNDO TOQUE DO DESPERTADOR, E EU ME VI SUANDO FRIO, QUANDO DE REPENTE, MINHA VÓ VEM E ME CALMA, ELA GRITA DO SEU QUARTO UM CLAMOR DE ESPERANÇA.

- MEU NETO NÃO PRECISA LEVAR BLUSA, HOJE VAI FAZER 33 GRAUS, SORRI E ME CONVENCI DE QUE AQUELE DIA DE PÉ ESQUERDO ACABARIA BEM.

MAL SABIA EU, QUE EM PENSAMENTO, ME ABORRECERIA PELO FRIO QUE FIZERA NAQUELA TARDE.

LOGO ME ARRUMEI E FIZ MEU TRAJETO COTIDIANO, PELO MEU BAIRRO TRADICIONAL, BAIRRO DE APARECIDA.

- SÓ MOREI EM BAIRRO DE SANTO: SANTANA, APARECIDA. SEI QUE NÃO É PRA TANTO, NO ENTANTO, SOU FILHO DE MARIA, E NÃO É A APARECIDA.

ESTAVA PENSANDO EM TUDO ISSO, QUANDO PASSEI PELO PAREDÃO DO TREM E VI UM QUADRO MUITO BONITO, AQUILO ERA EXPRESSÃO DE ALGUÉM.

FOI AI QUE ME PERMITE IR LONGE AOS MEUS JULGAMENTOS, POIS QUEM FAZ UM BELO QUADRO, E O DEIXA AO RELENTO.

UMA BELA ARTE NEM SEMPRE É UM QUADRADO COM SUAS RETAS PRECISAS, É ÀS VEZES UM DESENHO, COM APARÊNCIAS CONTORCIDAS E LAÇOS E DRAGÕES NO MEIO!

- ISSO NÃO FAZ NEM UM SENTIDO, POIS É NÃO FAZ MESMO, MAIS SE ISSO TOCAR TEU INTERIOR, JÁ VALEU O SORRISO DO AUTOR.

MAS PORQUE TAMANHA OBRA DEIXADA POR ALI, E NÃO INVESTIDA PRA TOCAR A MAIS GENTE, COLADA EM MURAL OU EM UM LUGAR ATRAENTE. ME COLOQUEI A PENSAR E SÓ PERCEBI AGORA, QUE AQUELE ERA O MELHOR LUGAR, PARA O AUTOR!

POIS NUMA VAZIA CALÇADA, ELE ME INDAGOU E ME PÔS A VER UM ÂNGULO ATINGÍVEL POR COMPRESSÃO HUMANA, ÀS VEZES O POETA, OU ATE MESMO O PENSADOR, NÃO PRECISA DE UM MUSEU, PARA VER GLÓRIA OU DOR, BEM DO LADO DA CALÇADA LÁ ESTAVA UM PAINEL, UMA ARTE INDAGADA QUE EXPRESSA O SEU PAPEL, O AUTOR NÃO PRECISA DE INFLUENCIA, PARA EXPRESSAR O QUE SENTE. SUA ARTE NA CALÇADA, ESCANDALIZA MUITA GENTE.

- COMPREENDI NESSE MOMENTO QUE ESSE AI É MEU PAPEL, O QUE PENSO ESCREVO, SEJA POEMA OU CORDEL, CONTO OU PROVERBIO. COM VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, RELATO PESSOAL, TEXTOS INFORMATIVOS E CONCORDÂNCIA VERBAL.

E ME CONFORTO DISSO, ME ADMIRA MUITO, ACHAR QUE UM QUADRO NO CHÃO DA MINHA VILA, É ALGO QUE TENHA VALOR PRA MIM, POIS SE O AUTOR NÃO VIU GRAÇA, NO QUE SEU CORAÇÃO EXPRESSOU, DIGO COM TODA CERTEZA, TODA ARTE COM AMOR TEM O SEU VALOR, VI VALOR NO QUE ESCREVO VI VALOR NO QUE ELE FEZ, ME ENCANTO DISSO MUITO, ME TORNO FELIZ OUTRA VEZ.

FAÇA DOS SEUS QUADROS TESOUROS, EU FAÇO DAS MINHAS FRASES O MEU, FAÇA DAS ESCOLHAS LIÇÕES, E RELATE O QUE APRENDEU. QUE SEUS SONHOS SEJAM SIMPLES E PELA FÉ ATINGÍVEL, E SEUS CORAÇÃO SEJAM, O SEU PLANO INFALÍVEL, QUE SUA FÉ SEJA SEU BARCO E VOCÊ O CAPITÃO, E QUE TU SEJA O PILOTO DE TODA SUA COMPRESSÃO, SE PERMITA VOAR NO QUE NÃO LHE CAUSA MAL, SEJA O EXEMPLO VIVO DE UM AMOR FRATERNAL.

- COLOQUIALMENTE FALANDO E TAMBÉM ENTRISTECIDO, FALO DE UMA OBRA, DE UM ZÉ DESCONHECIDO, QUE MESMO SENDO ZÉ, FOI COMO UMA FLECHA ARDENTE, MESMO QUE INCONSCIENTE, ESSE SER INEXISTENTE, MERECE ATÉ UM NOME. JOSÉ CONTENTE!