Perdemos um ao outro; nos perdemos pra sempre

Eu perdi . Difícil é perder , sentar num banco na varanda e ver a chuva enquanto escurece o final de semana, sabendo que perdeu. Os gatos passam por entre minhas pernas , eu pego um deles no colo . Eles sabem que perdi, mas não se importam. A minha perda , na verdade , não importa a ninguém. É apenas uma questão minha. Continuo a mesma. Posso falar sobre qualquer coisa . Meu sorriso não me denuncia. Eu posso fingir que não me importo . Posso demonstrar indiferença e fugir da lembrança. Posso começar do zero na segunda-feira . Comprar bons livros , me encher de ideias novas , aceitar novos projetos , me enamorar perdidamente por alguém que valha a pena , fazer muitas novas amizades , me distrair no Facebook, WhatsApp , Instagram , Tinder , na praça , no shopping , nos bares ..... Trabalhar como uma louca e perseguir os gostos de pequena burguesa pobre, como vc faz .... deixar pra lá. Postar fotos lindas com bons filtros, com os amigos e demonstrar o quão genial sou e de mais nada além de mim preciso. Empoderada, bela e descolada ! Certamente, com o tempo, vou esquecer. Entenderei aos poucos que não deu , que o piano tocou por mera coincidência , que nos encontramos por eventualidade e que a vida é um trânsito de casualidade , pessoas vão , pessoas vem. Daqui uns dias , me acostumarei a nunca mais ouvir a sua voz e a discordar de quase tudo concordando só pra continuar ouvindo e me sentir feliz por detalhes tão pequenos , que ninguém perceberia , mas eu valorizava tanto e escrevia pra guardar em mim. Aqueles nossos intermináveis debates, eu até me fingia de burra pra vc sobressair. Daí eu perdi, não a você que nunca tive. Eu perdi a vontade de ter . Perdi o sorriso de ler as mensagens. Perdi o querer de esperar que precisasse de mim tbm. Perdi a crença no próximo abraço desesperado. Perdi vc qnd soube que seria assim , eu me aproximando e vc fazendo algo pra me machucar pra que eu fosse embora e vc me perdesse. Perdemos a chance da amizade , de construir e superar. Desistimos um do outro, porque.... Pra quê você? Por que eu ? Somos apenas dois cidadãos comuns e divergentes, que a vida apresentou o desafio de se entender diante da distância , da contradição , da doença e do medo. É mais fácil ousar construir impérios, ser forte e mudar o mundo , do que superar as diferenças entre dois seres humanos e ganhar um amor, um amigo. Agora vamos falar com os outros sobre astrofísica , História, ciência , política e economia como se tivéssemos o conhecimento dos vencedores, que constroem grandes obras e resolvem complexos problemas , mais espertos do que Lula , com a destreza de Brizola e a sabedoria de Getúlio Vargas , qnd sabemos que perdemos a simples batalha da nossa amizade e de resolver um sentimento confuso que se chama Eu e Vc. Vamos citar Nietzsche , a bíblia, os guerreiros , os gregos e até a puta que pariu , e tentar persuadir os outros de que somos importantes em nossas lutas sociais contra os neoliberais; contra o ENTREGUISMO temos a receita do amor à pátria. É tão fácil amar a pátria ! Difícil é amar a moça complicada, o cara frio que camufla a emoção e parte-lhe o coração.

Vc me chamava de profetiza. Mas daí eu não soube lidar com uma provocação tola. Descobri as incertezas dos dilemas triviais . Não tinha as respostas dos próximos segundos sem você. Era só mais uma na fila do pão.

Sim , mas ninguém precisa saber dessas coisas pequenas . Vamos fingir , além de tudo , além do mais. É mais fácil falar de macroeconomia , criticar a burrice do Bolsonaro todos os dias , mas não ser capaz de nos olhar novamente sabendo que nos perdemos por coisas tão banais.

Desistimos de nós dois , não nos importamos, no entanto , vamos mudar o mundo pra nos convencer que somos importantes para os outros. Líquidos , insensíveis e virtuais.

Eu , aqui , dona da verdade e morrendo de saudade.

Vc, aí , fingindo ser indiferente às emoções , forte e socialista, fazendo piada aos teus amigos superficiais, que acreditam nas tuas mentiras.

***

Obs: esse texto é sobre a superficialidade da pós modernidade e a contradição de alguns, com suas batalhas épicas, para salvar o mundo, perdendo os "pequenos" conflitos da vida , sem holofotes , sem 'importância" pra ser contado no final do dia ou na rede social , mas que poderia trazer paz e felicidade de verdade. Somos uma sociedade de guerreiros e vitoriosos , politicamente corretos , querendo salvar a humanidade e perdendo e desertando uns aos outros nos sentimentos mais profundos.

Cibele Laura Oliv
Enviado por Cibele Laura Oliv em 01/05/2019
Código do texto: T6637026
Classificação de conteúdo: seguro