É MUITA DEDICAÇÃO!!!!

-" Toninha, meu notebook!!! Esqueci o bendito no meu carro!!!" O cardiologista desligou o interfone. A dedicada secretária sexagenária se levantou da cadeira. Os pacientes esperavam, impacientes! Ela chegava ao consultório meia hora mais cedo a fim de fazer o café, também servido aos pacientes e representantes de laboratórios. Debaixo de sua mesa um apoio de madeira para os pés. Regulava a temperatura do ar condicionado. Conferia se tudo estava em ordem na mesa do médico. Na tevê do consultório passava o programa da Ana Maria Braga! As revistas da mesinha de centro eram antigas! Cláudia, Contigo, Nova e Super Interessante.... apenas o jornal era recente. Toninha saiu da sala e chamou o elevador. Décimo terceiro andar. Foi até a garagem, no subsolo do prédio de consultórios médicos. Abriu o carro do doutor Tomógenes. Um Jeep Cherokee novinho! Coisa linda. O carro possante era forte o bastante para suportar os cento e quarenta quilos do médico! Toninha retornou ao consultório. Pensava em sua aposentadoria. Pensava em morar no sítio de seu irmão, na pacata e tranquila Itirapina, no interior de São Paulo. A capital paulista já não era a mesma de antigamente. Muito barulho e violência. Na sala, alguns vasos de flores artificiais!!! -" Aquelas plantas naturais dão muito trabalho, a molecada arranca folhas, as senhoras idosas pedem mudas!!!!" Dizia a secretária Maria Antônia Peixoto das Neves, popularmente conhecida como Toninha. Estava há trinta anos com o doutor Tomógenes. Uma vida inteira. Ela primava pela simpatia, dedicação e trabalho impecável!!! Toninha era muito mais que uma secretária! Era amiga, confidente, ombro amigo e conselheira do médico. Ela cuidava de tudo no consultório e até fora dele. Vez ou outra o médico pedia para ela comprar café importado, rosas colombianas, bombons, gravatas e livros. Só de olhar ela sabia se o médico estava de bom humor, chateado ou de mal com a esposa!!! Era ela quem contratava pintores, encanadores, faxineiras, técnicos de ar condicionado, cuidava dos boletos, pagamentos diversos e encarava filas de bancos. Doze horas agendando consulta, desmarcando consulta, atendendo telefone, Nextel e interfone!! Vez ou outra, o médico sentia vontade de comer um pastel. Lá ia a dedicada Toninha até o mercadão municipal pra comprar os pastéis para o doutor Tomógenes. Ela poderia pedir por telefone mas a pastelaria do Noel, no mercadão, não entregava aos sábados!!! O doutor só gostava dos pastéis do Noel. -" Socorro!!! Toninha, meus óculos?!! Não os encontro!!!!" Interfonou o médico. A secretária entrou. O médico abria as gavetas de sua mesa. Usava caneta Parker. Usava camisas italianas. A secretária revirou pastas e compêndios. Olhou a maleta. Revirou o casaco. Olhou para o médico e desatou a rir. -" Doutor Tomógenes!!! Seus óculos estão na sua cabeça!!!!" O médico precisou tomar um pouco de água pois não parava de rir. -" Tome, Toninha!!! Bombom Ferrero Rocher!!! Você merece!!!! Ahhh, o que seria de mim sem você??!!!?" Duas horas depois. -" Toninha, por favor, ligue no consulado!!! Veja se o passaporte da Heleninha está pronto!!!" A esposa do médico iria visitar os dois filhos em Chicago, onde moravam. Doutor Tomógenes estivera com eles há um mês. A esposa iria só. O médico e a secretária saíram juntos para almoçar. Era sempre assim. Ela o conhecia muito bem. Sabia seus gostos alimentares. Posição política, tudo!!! Eles se davam muito bem. Ela lhe dava broncas quando ele insistia em abusar de sorvetes e refrigerantes. -" Se eu deixar, ele toma um pote de dois litros de sorvete com uma garrafa de dois litros de refri!!!" Dizia Toninha. Confiança mútua. Dois dias depois, o doutor Tomógenes abriu um livrinho. Minutos de sabedoria!!! Seu dia de trabalho começava após uma breve leitura da Bíblia ou de algum livro de auto ajuda. Palavras lindas. Preciosas lições. O médico ficou pensativo. Se levantou naquela manhã de inverno. A janela. Os carros na avenida Paulista. Prédios. Aquela mensagem o tocara profundamente. -"Como tenho tratado os que me rodeiam?" Ele pensou em Toninha. Estava há décadas com ela. A secretária lhe servia com dedicação espartana. Ela tinha um bom salário, um perú de natal, uma cesta básica mensal. Era isso!!! Nenhum atestado! Nenhuma falta! Nenhuma reclamação! O consultório vivia impecável. Tudo em ordem. O médico passou o dedo sobre a persiana. Ele sorriu. Dedo limpo. Toninha pegava no pé das faxineiras. Sem dúvida ele deveria ser mais grato a sua dedicada secretária. Ela se aposentaria em breve. Ele não se imaginava sem ela!!! -" Farei uma proposta irrecusável!!! Um bom aumento de salário!!! Ela não vai recusar!!!!" Disse a si mesmo. Um mês depois. A aposentadoria de Toninha saiu, enfim. O médico temia que a secretária pedisse demissão. O médico chegou ao consultório com um buquê de flores e uma caixa de bombons. Entregou para a secretária. Deu-lhe um abraço de quebrar ossos. -" Parabéns, Toninha!! Uma senhora aposentada!!!!" Brincou ele. Toninha ganhou aplausos dos pacientes. Ela conhecia todos os pacientes do médico. Chorou de emoção. Toninha era manteiga derretida. Chorava até quando ganhava pano de prato ou maçã de algum paciente. O último paciente foi embora. Ela pigarreou. Ajeitou o vestido. Passou a mão nos cabelos. Criou coragem e abriu a porta do consultório. -" Doutor. Tem um minuto para mim???" O médico mostrou a cadeira. Olhos marejados. Voz rouca. -" Consulta grátis para você!!!" A mulher sentou-se. -" Vai mesmo me abandonar??? Itirapina fala mais forte, né???!! Posso te dar um aumento de trinta por cento!" Toninha enxugou os olhos. Meneou a cabeça, afirmativamente. -" Quero curtir a paz no campo! Mereço descansar!!!!" Ele se levantou e a abraçou. -" Me dê três meses!! Quero que treine sua substituta!!! Estarei feliz se ela tiver dez por cento de sua dedicação!!" Toninha concordou. Ela indicou sua amiga, Neide, para substituí-la. Era uma jovem confiável e tinha prática com telemarketing. Última semana de trabalho de Toninha. Neide estava totalmente integrada a rotina de trabalho do consultório. Toninha foi chamada até a sala do chefe. -" Lamento lhe dizer que terá de ficar mais uma semana comigo, Toninha!!! Aceita viajar comigo para a Europa????" Toninha engoliu em seco. Era brincadeira daquele homem. -" Presente meu!!! Tudo pago. Seu sonho de conhecer o Vaticano, Paris, os Alpes, Londres.... vai ser realizado!!!! Vamos esquiar na Suíça!!! Helena odeia neve, por isso iremos só nós dois!!!!" Toninha ficou emocionada. -" Eu aceito, doutor Tomógenes. Muito obrigada." Finalmente usaria seu passaporte. Finalmente voaria de avião. Finalmente usaria aquela blusa de lã que comprara em Monte Sião!!! Uma viagem linda que terminaria nos Alpes. Hotéis e pousadas maravilhosas. Médico e secretária esquiando em Chamonix. Quatrocentos metros de altura. Montanha de neve. -" Sabe, Toninha. Se eu morresse agora, aqui em cima, no meio dessa neve!!! Você me levaria para baixo???" Ela o mediu com o olhar. Sorriu. -" Certamente, doutor Tomógenes!!!!!" Ele se emocionou com a resposta. -" Você, um filé de borboleta. Seca e reta como prancha de surfe!!! Como carregaria esse mamute até a cidade?????" Toninha ajeitou a touca de lã. -" Simples!!! Cortaria-o em pedaços e daria várias viagens!!! Sou muito dedicada!!!!" FIM.

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 21/06/2019
Reeditado em 23/06/2019
Código do texto: T6678323
Classificação de conteúdo: seguro