Uma história de honestidade

Essa história aconteceu na manhã de terça-feira, 26 de fevereiro de 2019, na agência do Banco do Brasil em Caxias-MA. Era dia de pagamento dos servidores do Estado, banco lotado, muita gente conversando. Como de costume faço primeiro um saque, em seguida pago contas e só depois faço alguma transferência.

Aquele dia jamais esquecerei. Por falta de atenção, pressa e autoconfiança transferi 900 reais para uma pessoa que nunca vi.

Naquele dia um zero à esquerda fez toda diferença na minha vida, pois o banco estava em reforma e o zero do caixa eletrônico que utilizei estava travando, então quando pressionei o zero com mais força ficaram dois zeros à esquerda ao invés de um.

O meu esposo estava comigo, ele que percebeu o meu erro; já era tarde, foi transferência imediata, pois tinha o costume de digitar rapidamente os dados da minha conta já memorizados e a agilidade na digitação dos dados e seguindo os passos confirmei a transação.

Fiquei perplexa, sem ação, sentindo algo ruim, uma angústia pela perda de algo.

Fiquei pensativa e arrependida por não controlar minha ansiedade, o meu nervosismo e me deixar perturbar pelo barulho que ali havia se instaurado.

Busquei me conformar com a situação pedindo a Deus que só me restava ser uma das pessoas honestas do Brasil.

Então tive que esperar até 10 horas para falar com minha gerente para saber se havia algo a ser feito. Como ainda era muito cedo, retornei para casa e me pus a pesquisar o que fazer quando se faz uma transferência errada, o nome do beneficiado, agência, cidade, etc.

Tive muita sorte a partir do nome da pessoa beneficiada, pois não é um nome comum e o sobrenome mais difícil ainda.

Pela pesquisa na internet descobri que a agência era de Minas Gerais. Só que o dono da conta já havia se mudado para Cuiabá - Mato Grosso.

Falei com a minha gerente e ela me disse que a única coisa que poderia fazer era esperar o bom senso da pessoa beneficiada.

O Banco tentou várias vezes entrar em contato com o favorecido, mas não conseguiu. Deixou recados, mas nada de retorno.

Então resolvi procurá-lo através do facebook (messenger) e por Deus consegui uma resposta da pessoa e o porquê de não atender as ligações do Banco, tendo em vista que costumavam ligar para ele, de presídios, tentando aplicar-lhe golpes.

No entanto essa história terminou bem, pois no dia 18 de abril de 2019, quinta-feira santa, ao meio-dia, recebi o telefonema da pessoa dizendo que estava no banco para estornar o meu dinheiro. De fato isso aconteceu, ele depositou o dinheiro para minha conta e eu agradeci imensamente a Deus e a ele por ser umas das pessoas honestas deste nosso Brasil.

Muitas pessoas diziam que aquele dinheiro estava perdido, mas eu nunca perdi a esperança.

Sempre acreditei que neste país há pessoas honestas. Graças a Deus pessoas honestas existem.

A partir daquele dia eu comecei a me policiar no sentido de ser mais paciente, cautelosa e controlar o automatismo e o pensamento acelerado.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 08/07/2019
Reeditado em 05/02/2024
Código do texto: T6691207
Classificação de conteúdo: seguro