ERA OU NÃO ERA?

Era ou não era?

Autoria Múcio Ataide.

-Ei Juca! O que houve? Está aí há quase uma hora parado olhando para o ar, parece hipnotizado.

-Estou aqui viajando nos pensamentos. Olhando a nossa turma e lembrando aqueles velhos tempos. Ah como era bom!

-É mesmo, eu também me lembro, mas estou feliz por continuarmos juntos. Desde moleques que a gente apronta por essa cidade!

-João Prosa , Juca e Nelsinho . Esse trio é da pesada!

-É João prosa, mas as coisas já não são mais como antes.

- Por que você diz isso? Afinal de contas estamos aqui juntos.

-É, mas antigamente tudo era melhor. A gente tinha mais animação.

-Sim, de uma certa forma Juca. Os eflúvios da juventude pairavam no ar.

-Desde a infância quando brincávamos juntos pelas praças e quintais dessa cidade que a nossa amizade é algo grande e muito importante. Depois veio a mocidade e os namoros e a turma sempre junta. Lembram-se da escola, das paqueras dos bailes e das bebedeiras ?

--Sim Juca, me lembro de tudo isso. Sempre foi muito bom

-É a máxima Ataulfiana: Éramos felizes e não sabíamos.

-Ora, mas o Juquinha está mesmo saudosista hoje!

-Ah saudade me invade nessa cidade! Oh rimou!

-Juca eu acho tudo isso estranho.

-Como assim João? Explica melhor...

-Eu acho que a gente não tem saudade do que viveu, mas sim do que não viveu. Calma, não precisa dessas caras de espanto porque eu vou explicar.

-Quem vê você falando assim pensa até que naquela época estava o tempo todo acompanhado por essa felicidade imensa! Mas a coisa não era bem assim. Você sente saudade do que seria o sentimento ideal para a época não do que sentia de verdade. Está se iludindo. A saudade que sente hoje está baseada no ideal e não no real. Porque tudo era visto como corriqueiro e a vida era cheia de problemas e reclamações como sempre. É uma ilusão essa de que no passado tudo era maravilhoso. É especial hoje porque você está lembrando. Pintamos todo um colorido na historia, mas na realidade tudo era bem mais para o tom de cinza. Você diz que tinha saudade da escola, mas me lembro bem que você xingava aquela escola e dizia que estava ansioso para ver chegar o fim de tudo aquilo. Queria se formar logo para ficar livre dos cadernos, das apostilas dos professores chatos... E quanto aos tais bailes não tinham na época o mesmo glamour porque me lembro de você emburrado em muitos deles. Tudo era normal enquanto deveria ser especial dessa forma mágica que você vê agora. Sua saudade é do que deveria ter vivido, do que deveria ter sentido, não do que viveu e sentiu. Talvez isso seja um certo lamento por não ter feito a coisa certa e adequado um sentimento bom a cada momento da vida valorizando-a em plenitude. Esse saudosismo que as pessoas tanto falam, esse apego ao passado talvez seja a frustação porque sabem que deveriam dar mais valor à vida e aos acontecimentos. E naquele passado “maravilhoso” não deram esse devido valor. Você não tem saudade do que viveu nem do que sentiu. Você tem saudade do que deveria ter vivido ou sentido. Me desculpe repetir isso mas é só para enfatizar. O passado é uma grande ilusão e acho que o futuro também.

-Eu entendo João prosa, faz sentido o que você diz mas hoje tudo é tão sem graça!

- Será mesmo? Será que você não está repetindo a historia. Quem garante que no futuro não sentirá a mesma saudade do hoje? E que esses momentos que vivemos agora, aqui reunidos, na maturidade da vida não serão também colocados no balaio do era feliz e não sabia? Qualquer ser humano de qualquer idade e condição só tem o presente, o passado não existe mais e sobre ele temos mil fantasias e enganos, o futuro quem sabe se virá? Daqui a um minuto pode garantir que estará aqui? – Não damos valor ao hoje, nos concentramos apenas no passado e no futuro, o presente é uma coisa qualquer, um intervalo, no entanto é o único que temos de verdade.

-Mas sendo assim João Prosa a frase faz ainda mais sentido: Éramos felizes e não sabíamos.

Sim concordo, a frase é correta mas não deveria ser assim. Nos iludimos um pouco com a interpretação dela. Talvez o correto seria: Naquela época eu deveria saber que podia ser feliz

- Sabe o que eu quero mesmo de agora em diante?

-Olha só Juca, o nosso reflexivo amigo Nelsinho finalmente se manifestou na conversa. Diga amigo o que você quer?

- Daqui há algum tempo dizer: Eu era feliz e sabia.

- Caros amigos Juca e Nelsinho: Hoje somos e sabemos.

MÚCIO ATAIDE
Enviado por MÚCIO ATAIDE em 18/07/2019
Código do texto: T6699023
Classificação de conteúdo: seguro