Há quem se esconda por trás de palavras

Uma jovem, em certa época da sua vida, enganara-se incansavelmente pela ilusão por detrás das palavras. Escondiam-lhe o sorriso, mas estes tinham por ela um verdadeiro afeto. Esboçavam-lhe todos os dias um belo riso, mas estes eram os que lhe tapavam a afeição com uma máscara. Ademais, ela, coitada, ainda tão tola, atentava-se para a enganosa hipótese de que o verdadeiro afeto vinha em total suficiência de palavras doces e sorrisos aparentemente sinceros. Assim, não prestara atenção nos gestos, que apesar de silenciosos, carregavam consigo a verdade e o altruísmo. Enfim o tempo se passou, e com ele, vieram as descobertas, as quedas e os aprendizados, que a fizeram aprender a ler o que está por trás das entrelinhas. Diante disso, a iluminação da sabedoria se despertou em sua mente, e a ensinou que há muita falsidade camuflada por palavras e sorrisos belos, e que mais valem as atitudes, desde que estejam cobertas por verdade. Por isso, nunca se lisonjeie por palavras vazias de conduta, nem nunca despreze as atitudes plausíveis pela falta de expressão verbal: o que é real pode estar em oculto, sem precisar dizer nada. É de muita proficuidade perceber o que está além do aparente.

Ane Cardoso
Enviado por Ane Cardoso em 27/08/2019
Reeditado em 06/09/2019
Código do texto: T6730877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.