Amizade e perna de cavalo

Eram muito amigos, desde a infância, u deles pensava (e todo penso é torto) que eram unha e carne. Só que a amizade requer partilha e é algo meio complexo, raro, difícil, algo que tem a ver com uma música que o saudoso Nelson Gonçalves cantou e que dizia num verso: "Amigo palavra fácil de pronunciar, amigo coisa difícil de se encontrar". Na verdade, só se sabe que alguém é mesmo amigo na hora das dificuldades.

Ocorreu que um dos dois, o verdadeiramente leal, foi alvo de perseguição por parte do poder e, inclusive, denunciado às autoridades por subversão e pediram a repartição onde trabalhava que o demitisse. . Algumas pessoas deixaram até de cumprimentar o cara. Uma delas foi o amigo de infância, ele se escondia, não foi capaz de um gesto de solidariedade. Isso doeu mais no perseguido do que a própria perseguição de que fora alvo. A covardia do amigo foi superior à armação de que fora vítima.

Mas nesses momentos há sempre coisas que surpreendem pelo inusitado: gestos de caráter. O maior desafeto do perseguido, um cara dura mas justo, solidarizou-se publicamente com ele, inclusive foi às autoridades e conseguiu desmanchar a acusação. O perseguido foi agradecer mas o sujeito disse que apenas agiu com justiça, que continuavam adversários.

O covarde, assentada a poeira fez uma visita ao injustiçado a quem negou solidariedade, e pediu desculpas, disse que ficara com medo e etc e tal e coisa. Mas ouviu do agora ex-amigo:

- Não aceito suas desculpas e nem te perdoo. Apenas vou repetir uma frase do saudoso cronista Antonio Maria:

"Amizade é como perna de cavalo, quando se quebra nunca mais conserta".

Era uma vez uma amizade de mentirinha. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/09/2019
Código do texto: T6735228
Classificação de conteúdo: seguro