UMA QUESTÃO DE OPORTUNIDADE

Um grupo de amantes do esporte, particularmente, corrida de rua, aqui na nossa cidade, criou um grupo de corredores de rua, todos amadores, com o intuito de incentivar as pessoas à atividade física, a buscarem saúde e bem-estar. Começamos com um número pequeno de participantes e nós treinamos de dois em dois dias e no final de cada treino, disponibilizamos algumas frutas para que os atletas possam saborear.

A gente divulga nas redes sociais, rádios locais e convidamos verbalmente também, explicando a importância de fazer atividade física e com isso, já conseguimos, inclusive, atletas competitivos, jovens promissores no atletismo.

Mas resolvi desenvolver este conto, para falar de um atleta especificamente. Hoje, o nosso grupo já conta com mais de 80 participantes, nossos treinos são filmados, fotografados, fazemos um belo aquecimento e alongamento antes dos nossos treinos. No início, havia um rapaz de 21 anos mais ou menos, ele bebia, fumava e tinha o pensamento voltado para esses “prazeres” e sequer fazia caminhada.

O convidamos para entrar para o grupo e ele imediatamente aceitou. Começou meio acanhado e ainda continuou, por um tempo, com suas bebedeiras e seus cigarros, mas mediante as nossas conversas e incentivos, ele foi melhorando o seu desempenho, começou a correr bem, ganhar provas e um dia, chegou para o grupo e disse:

- parei de beber e de fumar! Estou me sentindo melhor, com mais fôlego; nunca mais colocarei um copo de cerveja na boca e o cigarro! Nem pensar! Quero continuar treinando com vocês e quero melhorar ainda mais; e isso deixou todo o grupo, muito feliz!

Hoje, esse rapaz chega sempre na primeira colocação nos nossos treinos e já ganhou em primeiro lugar em várias competições, talvez ele seja o jovem que corre mais veloz aqui na nossa pequena cidade.

Podemos perceber que tudo depende de uma oportunidade, de um incentivo, de um apoio. As pessoas às vezes tomam uma direção errada na vida, pelo fato de não serem vistas, não serem percebidas, acolhidas e acabam no ‘fundo do poço’.

O nosso grupo de corredores tem a honra de dizer que tirou alguém do anonimato, o tomamos da bebida, destruímos o cigarro e o devolvemos a uma vida saudável e feliz.

Pratique uma atividade física, encontre tempo antes que o tempo não te encontre mais.

Fim.

Ênio Azevedo

Luciênio Lindoso
Enviado por Luciênio Lindoso em 17/09/2019
Código do texto: T6747070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.