Cristão sem Reiigião

Não pertencia a nenhuma religião, mas respeitava todas e se considerava um cristão. Para ser cristão, entendia, não era necessário ter carteirinha de religioso.Rezava sim, mas como Jesus ensinou: sozinho e com a porta do quarto trancada. Dizia sempre que não necessitava de nenhum intermediário para rezara Deus. E criticava os que se diziam religiosos e posavam de santos fazendo cabriolas ridículas mas nunca se posicionavam ao lado da corda mais fraca, dos excluídos. Os santarrões, santinhos do pau oco e falsos cristãos preferiam, segundo esse cara, o lado dos algozes do povo.

Sempre recordava uma crônica de Dom Hélder, este para ele um religioso de verdade, decorara um trecho da crônica:

"Quer ter cristianismo autêntico: Procure transformar seu próximo em próximo. Tente aproximar-se dos vizinhos... E que ninguém passe por sua vida como sombra vaga, como anônimo. Que cada um e cada uma que cruzam o seu caminho, sejam, para vocês, alguém, como irmã, irmãos, todos filhos do mesmo Pai...".

O importante, concluía o não-religioso, não era o ritual, mas a solidariedade, 00a caridade, a partilha e ficar ao lado dos necessitados. Bastava isso para ser cristão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/10/2019
Código do texto: T6763162
Classificação de conteúdo: seguro