ON LINE

ON LINE.Arnaldo estava intrigado. Desde a última vez que fora "interrogado" por sua neta Bela, lutava para não ficar sem respostas. A última pergunta que a menina de sete anos foi sobre o que era "tratado". O aposentado incomodou-se com aquela pergunta e desconversou. Ele estava lendo o seu jornal (um dos últimos da banca do Bosco) e pediu para não ser interrompido. Mas por trás da desculpa havia uma enorme ignorância. Na hora do almoço lá vem a netinha novamente. -Vamos esquecer isso menina. Agora vamos almoçar. -Mas vovô depois o senhor me diz o que é tratado?. -Tudo bem minha filha. Arnaldo comeu rápido, foi até o quarto, vestiu o seu terno branco, chapéu panamá e quase passou pela janela. Ele tinha que pesquisar em alguma biblioteca sobre aquele termo. Alguém ainda disse a ele algo sobre "Google". Mas o pobre Arnaldo não era tão "íntimo" com a "senhora" (como ele dizia) Internet. A biblioteca do governo ficava a quatro quarteirões de sua modesta casa. Mas o táxi encurtou a distância percorrida (assim como "encurtou" o dinheiro do aposentado). Na entrada da biblioteca havia uma mulher com a cara "amarrada". Ela olhou o Arnaldo de cima a baixo e disse: --Aqui não há jornais para os aposentados. Hoje é tudo "on line". Se quiser ler jornal ou revista vá ao sebo de seu Manoel. Arnaldo logo explicou que iria fazer uma pesquisa sobre um tema sugerido por sua neta. Após a indagação do aposentado, a atendente o levou para a parte de trás da biblioteca e apontou para algumas estantes enferrujadas. -Aqui é tudo "on line". Se quiser ler alguma coisa, veja nestas estantes velhas. Esses livros e revistas vão ser incinerados. O pobre aposentado passou a tarde toda abrindo e fechando livros sobre culinária, auto ajuda e biografias. Nada encontrado. A funcionária apontou um computador. Mas Arnaldo queria "disfarçar" a sua ignorância tecnológica e disse que estava apressado. E agora, o que diria para a neta quando chegasse em casa?. Sem respostas, pois o Sebo do seu Manoel já havia fechado, Arnaldo voltou para casa. Ele torcia para que a neta estivesse dormindo. Mas fora abordado ainda no jardim da casa. O aposentado dirfarçou um cansaço, mas a menina seguiu ao seu lado repetindo a pergunta: - O que é tratado, o que é tratado, o que é tratado?. O aposentado "encurralado" disse" - ah menina!, existem vários tipos de tratados. E pensou inventar alguma coisa.- Há o tratado de... e tossiu. Então a menina disse: - A mãe de Nicolas falou para a professora sobre as faltas dele, e disse que já foi tratado da gripe. Arnaldo respirou aliviado e disse: - Pois é, era esse o tratado que eu iria falar. O Nicolas foi tratado pela mãe, ou seja foi curado. É isso. A menina olhou para o aposentado e disse: Obrigado vovô, o senhor é o mais inteligente de todos. Desde então, Arnaldo não se separa da enciclopédia que comprou no sebo do seu Manoel para não ser surpreendido pelas perguntas da neta. Mas ainda aflito, refletiu: -Espero que ela não pergunte o que são essas coisas modernas assim como um tal de Facebook que vi em um programa de tv.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 12/11/2019
Código do texto: T6793282
Classificação de conteúdo: seguro