Lucas 18:1-8

Introdução

O capítulo 18 de Lucas refere-se ao versículo Vigiai e Orai (Mateus 26:41). Vigiai e Orai é um processo mental que na ciência é chamada de psicologia cinesiológica que centraliza o estudo do comportamento humano. A bíblia é um livro de resiliência que busca desenvolver, harmoniosamente, o caráter humano a partir da conexão da sua consciência com o coração. O juiz é a consciência e a viúva é o coração. Consciência é o pensamento voluntário e o coração é o sentimento que todos os dias conversa com a consciência, involuntariamente, a fim de ser curado para que tenhamos uma vida saudável e abundante.

O Juiz e a Viúva

Analogia Sagrada: A linguagem da vida

‘’Um tal homem não se importava com o que sentia em seu coração, tudo era do jeito que ele pensava’’. O coração sempre persistia avisando a consciência do homem por meio do sentimento onde deveria ser curado dizendo: ‘’Tenha discernimento de mim. Entenda-me! Salve-me reprogramando-me por meio da tua consciência’’.

O homem não estava disposto a analisar seu coração, mas disse para si mesmo: ‘’Isso é tolice! Isso é tudo filosofia, não muda nada. A vida é assim porque é, mas vou seguir o que meu coração me diz e irei analisar o sentimento que está esmagando a minha cabeça antes que eu cometa alguma besteira’’ (suicídio ou algo do tipo).

O Deus interno pensou: Embora este homem seja ignorante, sentiu a necessidade de seguir o conselho do próprio coração. Então, se ele tem a capacidade de ouvir o sentimento poderá receber o que sempre está pedindo pela consciência e sempre o responderei por sentimentos, pacientemente, através de seu coração.

O Deus interno continuou falando:

Solucionarei qualquer problema para aquele que estiver consciente do que sente e entender o sentimento utilizando a consciência, mas será que ele realmente vai entender o que está no coração?

A Lei de Deus está no coração dos homens (Salmo 37:31). O coração é o órgão que simboliza o sentimento. A vontade de Deus é que você renove a sua mente a partir da faculdade de seu raciocínio (Romanos 12:1-2) por analisar os corações (Salmo 139:23) porque o coração é o servo, ajudador e o Deus da salvação do homem (Salmo 19:13 e 27:8-9).

De fato, o coração é o caminho, a verdade e a vida, e o sábio tem discernimento do que sente.