O Cálculo de Sofia

Sofia sempre gostou de matemática. Era difícil explicar de onde vinha essa paixão por números, já que ninguém de sua família apresentava tal habilidade ou afinidade com essa ciência exata. É tanto que sua primeira palavra fora o numeral “dois” e antes de formular a primeira sentença gramatical, já havia pronunciado a sentença matemática de que dois mais dois são quatro, ainda que parecesse menos quando representados naqueles dedinhos pequenos.

Na escola, a garota sempre se destacava, corrigindo até mesmo a professora em alguns pontos da aula de divisão. Se divertia durante a aula de matemática porque a tabuada que tinha na cabeça nunca fora maior do que os números que ela levava no coração. Até hoje, não tenho notícias de alguém que apresente uma expressão tão deslumbrada, tão meiga, quanto Sofia demonstra ao estar perto de seu mundo de números e fórmulas. É algo lindo.

Contudo, irônica como é a vida, fez de Sofia uma história complicada de se contar. Digo complicada porque a vida da jovem sofreu uma reviravolta desde a terça passada, quando uma forte dor acabou levando-a ao hospital. As palavras “operação” e “cálculo” sempre lhe foram animadoras, mas soaram como as trombetas do fim do mundo quando o médico lhe disse que teria de fazer uma operação para a retirada de um cálculo renal.

Frente à janela do hospital, Sofia olha o movimento na vagarosa noite da cidade. Faltam exatas 12 horas, 37 minutos e 20 segundos para o início de sua cirurgia. É a primeira vez em muito tempo que uma expressão preocupada toma conta de seu rosto. É algo triste de se ver. Se a luz da cidade não ofuscasse tanto as estrelas, talvez Sofia pudesse conta-las antes de dormir. Elas são mais belas de se contar do que os números que são engolidos pelos ponteiros do grande relógio.

Quando o sono veio, a aflição de Sofia já tinha se esvaecido. Como uma surpreendente descoberta, calculou que sua melhor chance era acreditar que tudo daria certo. A garota que gostava de números, descobriu a esperança, e daquele momento em diante, ela contaria pra sempre com isso...