Os Reis dos Pacus de Urucará

Sempre quando vou a Urucará, já aviso as primazadas: Mauricio, Baixote e Malhaca, três irmãos que sao feras na pescaria dos Pacus, que preparem os apetrechos de pescarias, caniço, anzol, o rabeta, a canoa, que estou chegando.

Dependendo da época, uma das que mais gosto, é a pescaria de Pacus. A última que fizemos foi em Maio deste ano de 2019, lá no Lago do Cacaia, pegamos nada menos que uns 50 dos maiores (só no horario da tarde), que os pequenos, devolvemos ao rio para se criar, isso porque não foi boa a pescaria, que quando é boa, chegam a pegar de 100 a 150 deles. Quando retornam das pescarias, os amigos já estão lá pra comprar.

O Pacu é um dos peixes mais saborosos de nossa região, quer assado, frito ou cozido, salgado também com jerimum. Quando está gordo, uma delícia, acompanhado do tucupí, pimenta e farinha, como diz o caboclo: "que nem cachorro come"., giria popular do caboclo interiorano.

Eu os denominei os Reis do Pacus de Urucará, porque os caras tem uma técnica em pescar os peixes que nunca vi tão rapidez e olha que a isca o "marabá", uma frutinha, é tão pequenina e são rápido em pescar o peixe e iscar novamente a isca. Uma agilidade incrível, porque pegar 150 peixes só numa tarde de caniço, não é nada fácil. Se bem que o anzol é sem gancho, mas mesmo assim, é incrível a rapidez que pescam, eu os acompanhei e vi com meus próprios olhos.

Esses são 3 primos queridos que tenho em Urucará, com quem vou pescar, fora os outros que sao muitos, que dá trabalho de contar, por quem tenho também maior carinho e apreço.

Eles são os Reis de pegar Pacu em Urucará, falei que ia fazer uma crônica sobre eles. Está aí primos.

Que Deus abençoe a todos vocês, agradeço sempre a acolhida quando vou por aí, vocês são pessoas de bem e amigos.

Um abraço.

José Gomes Paes

Escritor e poeta membro da Abeppa

Acadêmico, fundador e imortal, cadeira perpétua nr 23 da Alcama.