A CHEGADA DA ENVELHESCÊNCIA!!!!!

As águas de março fecharam o verão com cara de inverno.

Uma semana chuvosa.

Era uma manhã de frio atípico.

Paulo Henrique saiu na sacada do apartamento. Xícara de capuccino na mão. Um pão de queijo.

O jornal matinal. Um catador de recicláveis na rua.

O caminhão do lixo. Uma vizinha ouvindo Amado Batista logo de manhã. Paulo Henrique abriu a geladeira. Sobrara um pedaço do bolo de seu aniversário de quarenta e cinco anos. Na festinha da noite anterior, a presença da mãe e das duas irmãs.

A ex mulher e o filho de quinze anos, em viagem, apenas enviaram mensagens.

-"Bolo é igual feijoada, fica mais gostoso no dia seguinte!!!!"

Paulo Henrique olhou para o espelho do banheiro. Tirou os óculos.

Olhou bem. Os cabelos grisalhos. As bandas de músicas todas alí.

-" Na frente, Nenhum de Nós!! Dos lados, Uns e Outros!!!! Atrás, os Heróis da Resistência!!!"

Paulo Henrique sorriu.

O nariz parecia maior. As orelhas sempre foram grandes mas agora pareciam de um elefante.

Uma mancha aqui, uma pinta nova alí. Era engraçado mas, ao mesmo tempo, triste.

Era real. As rugas. As marcas de expressão.

-" Está envelhescendo, Paulinho!!! Na cabeça, sou um adolescente mas na real, sou um envelhescente. Um quase velho!!!!!"

Paulo Henrique sabia que a vida se dividia em quatro etapas: infância, adolescência, maturidade e velhice!!! -" Errado, meus caros, existe também a envelhescência, uma passagem da maturidade pra velhice!!!!

Quinze anos, mais ou menos, de intervalo da maturidade pra última fase da vida!!!!"

Paulo Henrique foi tomar um banho. Notou a presença de várias espinhas.

-" Quando se é adolescente, as espinhas são no rosto. Antes da chegada da velhice, elas se localizam na buzanfa!!!"

Paulo Henrique cantarolou uma música do Roupa Nova. A voz saiu grave!!

Aquela não era sua voz.

Como um adolescente, ele também estava mudando de voz!!!

Uma camiseta do Guns n'Roses, chinelo Havaianas e boné do Santos. Paulo Henrique fez uma escala no bar do Groselha, reduto de antigos colegas de escola e de firma, a maioria aposentados.

A mesma marca de cerveja há décadas. Adolescentes falam do futuro, envelhescentes falam só do passado, talvez por temerem o que o futuro próximo lhes reserva.

-"Antigamente que era bom."

É a frase preferida dos pré-velhos. A velhice significava as filas e assentos preferenciais.

Tomar mais remédios que vitaminas. Os bailinhos da melhor idade. Serem chamados de vovôs pelas moças, não mais de tios.

Demorar pra subir nos ônibus. Andar devagar, comer idem. Falar devagar, resmungar rápido.

Achar que podem dizer o que pensam, a torto e direito. Reclamam com o gerente do banco que o tamanho do número das senhas deveria ser maior. Adormecer após uma taça de vinho. Sempre andar com uma garrafa térmica com chá.

Gastar muito dinheiro com cremes de rejuvenescimento. Começar a admirar jardins e alimentar pombos. Voltar a ter interesse em dominó, palavras cruzadas e rifas.

Passar a restaurar objetos. Citar a palavra colágeno a cada dez frases. Sempre usar um casaco ao sair de casa, mesmo com o sol torrando os miolos. Dar um gemido a cada agachamento. Começar a ver pêlos estranhos no nariz, orelhas e sobrancelhas. Detestar barulho.

Começar a esquecer nomes. Escolher sapatos pelo conforto. Ligar a tevê e cochilar em seguida. Dar a vida por um cochilo após o almoço. Ficar de boca aberta quando um colega de trabalho diz que nunca tinha ouvido falar do pirulito Zorro e balas Juquinha!!!

Ficar eufórico quando numa festinha tocam Elvis ou Golden Boys. Perder as chaves, a bolsa e a carteira. Dirigir lentamente, mesmo em vias expressas. Como os adolescentes, ninguém entende ou tem paciência com os envelhescentes!!!

Pudera, estão sempre irritados, chatos, irados. Acham que sabem de tudo. Pra tudo tem opinião.

Não acatam palpites. A turma do bar ficou sem reação quando o Cido anunciou que seria pai. Nenhuma novidade, não fosse o fato do amigo Cido ter cinquenta e seis anos nas costas. Aposentado e divorciado. Engravidara a namoradinha de vinte anos. Moças na casa dos vinte anos são outras das paixões dos pré-velhos!!!

-"Quando meu filho tiver quinze anos, terei quase setenta! Não sou mais jovem. Vão achar que é meu neto!!!!" Paulo Henrique achou graça mas depois teve compaixão do amigo.

-" Melhor fazer análise, Cido!!!! Vai pirar o cabeção!!!!"

Como os adolescentes, os envelhescentes batem cartão nas cadeiras de psicólogos e dentistas. Como os adolescentes, os envelhescentes amam tênis chamativos e caros. Ambos ficam até tarde assistindo filmes e séries. Envelhescentes amam ver séries na Netflix.

Igual aos adolescentes, adoram dormir até às dez da manhã.

Envelhescentes amam seguir cantores da nova geração. Não se admire se ouvir um deles falando bem de Melim, Nevilton, Iza..... nos ônibus estão sempre com fones de ouvido. Adolescentes sonham em aprender a beber todas.

Os pré-velhos sonham em deixar o álcool.

Adolescentes bebem escondidos. Envelhescentes também!!!

Paulo Henrique voltou pra casa, após passar na padaria e na feira.

-"Adoro alho poró!!!"

Sozinho no apê, resolveu acender um baseado.

-" Quando era adolescente, fumava drogas escondido dos meus pais. Agora, fumo escondido do filho."

Paulo Henrique ligou a tevê.

Só tragédias e o tal Coronavírus. Sozinho, sintonizou um canal pornô.

-" Tenho quarenta e uns mas minha alma é de um aborrescente!!!" Adolescentes mentem que fazem sexo três vezes por semana.

Envelhescentes mentem que fazem sexo três vezes por mês!!!

O celular tocou.

Era o Odair. Envelhescentes, assim como os adolescentes, amam celulares modernos. Demoram pra aprender a mexer nos aparelhos, ao contrário dos adolescentes.

Alguns pré-velhos ficam mandando mensagens e vídeos, nos grupos de família do WhatsApp, a cada minuto. Foto de pescaria, bolo, pudim, maionese, passeio de igreja, missa, fotos antigas, músicas dos anos 70 e 80, excursão, netos....

são os mais conectados dos grupos de WhatsApp.

Tomaram conta do Facebook !!

-"Paulo Henrique, a academia Pano Bianco está com uma promoção!! Você vai pra academia comigo!!! Vou passar aí."

Paulo Henrique vibrou. Após dez anos, voltaria a frequentar uma academia de ginástica.

-" Fechou, Oda. Vou querer passar na loja pra pegar um tênis novo e uma viseira top. Vem logo!!!!"

Paulo Henrique foi até o espelho do quarto. Verificou os músculos.

-" Até os sessenta e cinco tem chão!! Me recuso a envelhescer. Academia, lá vou eu!!!!"

Paulo Henrique tomou um copo de água de côco. Uma buzina.

Era o Odair no portão.

Paulo Henrique segurou o riso ao ver o amigo com o cabelo tingido de preto. Outra moda entre os envelhescentes é pintar os cabelos!!

-" Odair??? Está novão, cara!!!! Ficou bom! Passa o nome dessa tinta. Da hora."

Eles seguiram pra academia.

-"Você vai adorar, Paulinho!! Tocam até Double You e New Order lá."

Paulo Henrique estava feliz.

-" Odair, velho é quem aposenta os sonhos e o coração!!!! Forever Young....

I want to be forever young!!!!"

FIM

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 04/03/2020
Reeditado em 13/11/2023
Código do texto: T6880100
Classificação de conteúdo: seguro