Yin e Yang

Ela estava folheando o “15 Dias Mochilando pela Europa”. Ele hipnotizado por “Ensaios e Críticas sobre a Literatura Russa do Século XIX”. Ela fazia as contas de quanto gastaria ficando em albergues. Ele imaginava o quanto Pushkin havia influenciado no estilo de Gógol.

Ela, para a vendedora:

- Oi! Quanto custa este guia?

- Dezessete reais

- Ah... valeu!

Ele, para o vendedor:

- Você tem a “Análise Comparativo-Estilística Pushkin-Gógol”?

- Não, o último exemplar foi vendido há.... deixa eu ver no sistema... três anos e meio

- Ah..., obrigado. (voltando) Desculpe... posso encomendar?

- Infelizmente não houve mais edições.

- Ah... obrigado.

Ambos olham o relógio na parede: 13 hs.

Ela passara toda a manhã distraindo-se nas vitrines. Ele chegara à livraria havia três horas.

Precisavam comer.

Os dois para a vendedora:

- Tem algum restaur...

Ele:

- desculpe

Ela:

- não, beleza... mas... – para a vendedora - tem algum restaurante chinês aqui por perto?

Ele:

- ãhnn, desculpe novamente, mas tem um muito bom aqui na esquina, o “Maison de La Chine III”

Ela:

- ué, restaurante chinês com nome francês? Que barato... (em tom irônico) e eles servem o que? Comida italiana?

Ele:

- não, é que este é de um dos integrantes da família que possui o “Maison de la Chine I” em Nice, e o “Maison de la Chine II” em Saint-Tropez.

Ela:

- Nossa, como você sabe disso?

Ele:

- É que fiz meu pós-doutorado em literatura francesa comparada em Saint-Tropez.

Ela:

- Ai, não acredito! Você morou em Saint-Tropez? topless, Brigitte Bardot, etc...

Ele:

- Bem..., Brigitte Bardot nunca vi por lá, mas...

Ela:

- ah... mas topless bem que você via né...

Ele:

- ãhnn... (ajeitando os óculos timidamente) não, mas ia dizer que admiro o trabalho de Brigitte em “E Deus Criou a Mulher”, filme que antecipou a revolução cinematográfica francesa nouvelle vague.

Ela:

- pô, você manja pra caramba heim...

Ele (sem jeito):

- não, que é isso...

A vendedora (que os observava como a uma partida de tênis):

- bom, o sr. NÃO ia me perguntar onde tem um restaurante chinês... então???

Ele:

- ah sim, queria saber se tem um restaurante de comida macrobiótica por aqui.

A vendedora:

- bem, não que eu saiba.

Ele:

- humm, tudo bem, obrigado.

Ela:

- É... bom...., se você quiser me acopanhar num Yakissoba... eu adoraria saber mais sobre Saint-Tropez...

Ele:

- Está bem, acho que passo sem minha comida macrobiótica por hoje.

Ela:

- Então vamos?

Ele:

- Vamos

Saindo da loja:

Ela - ah, me desculpe.... meu nome é Miranda

Ele – bonito, Miranda como em “A Tempestade” de Shakespeare... o meu é Orlando

Ela – legal... é... fui pra lá ano passado, quer dizer..., na Disney, foi o maior barato... Mickey... Pateta... bom... você sabe...

No almoço conversaram sobre Saint-Tropez e cinema, aliás marcaram um pr’aquele mesmo dia, ela queria ver “X-Men 2”, ele preferia “As Horas”, como adoravam cinema, assistiram aos dois.

Orlando e Miranda tinham definitivamente tudo a ver.

rofidelis
Enviado por rofidelis em 13/03/2020
Reeditado em 14/03/2020
Código do texto: T6886963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.