Desventuras de Um Técnico - Temporada 2015 - Prólogo - Um Lugar Ao Sol

Durante nossa existência, passamos por momentos alegres e tristes onde desfrutamos vitórias notáveis e derrotas dolorosas.

Desde que encerrei minha carreira devido a uma grave lesão no joelho, resolvi seguir os passos da família tornando-se um técnico de futebol em busca de glórias.

Bem, a glória é algo difícil de obter quando você é ofuscado pelas conquistas e fama de seu pai e irmãos.

Meu pai foi um dos auxiliares técnicos do Zagalo na campanha do tricampeonato mundial em 1970 e depois tornou-se um técnico muito respeitado pelos clubes onde passou, sendo um dos precursores do futebol total de Rinus Michels, o técnico holandês que revolucionou esse estilo de jogo.

Meu irmão mais velho tornou-se um técnico multicampeão em todas as equipes que passou quebrando preconceitos de que treinador brasileiro não dá certo na Europa.

Roma, Bayern de Munique e Juventus que o digam. Foi com ele que essas equipes atravessaram suas melhores fases da história com títulos e grandes esquadrões que jogavam o fino, como os cronistas mais antigos diziam.

Sem falar no faro incrível pra contratações.

O irmão do meio não foi tão famoso como os outros, porém na Espanha, ele era chamado de Rei do Acesso.

Só pra ter uma noção disso, ele subiu da quarta até a primeira divisão dois clubes até então relegados as divisões inferiores naquele país que eram o Salamanca e o Villarreal.

Obviamente os enciumados cartolas o demitiram devido a esse sucesso, mas o alicerce já tinha sido feito com as torcidas desses dois times que até hoje o veneram em seus cânticos, algo raro de ocorrer.

Quanto a mim, não fiz grande coisa como técnico. Andava por um clube, ficava pouco tempo e voltava pra casa mais cabisbaixo do que saía.

E sempre me perguntava: Será que não sou bom o bastante?

Ou será que não tenho preparo psicológico pra encarar a luta por resultados, os problemas sem fim do dia-a-dia de um clube, as vaias, os gritos de burro e tantas outras situações que esse cargo te traz.

Era a temporada de 2015 e eu aguardava ansiosamente em casa um convite para treinar um novo clube quando recebi um e-mail vindo da diretoria do Brasil de Pelotas.

Um convite para ser o novo técnico do clube.

Pra mim, foi bastante especial pelo fato dele ser o clube de infância. Nem preciso dizer o quanto estava feliz com a notícia e nem tampouco pensei duas vezes em aceitar o convite.

Falei com meu pai sobre esta decisão e ele me aconselhou com estas palavras:

- Filho, seja firme como uma rocha para suportar as pressões de uma torcida fanática, apaixonada e exigente como a do Brasil de Pelotas. E mais importante, tome cuidado com os cartolas que as vezes usam o clube para fins políticos. Fora isso, te desejo toda a sorte do mundo.

Finalmente havia chegado o momento de lutar pelo meu lugar ao sol.

E fazer com que meu clube do coração volte para o lugar que verdadeiramente é seu.

Mas será que sou capaz de fazer minha própria história tendo tempo suficiente para construir uma carreira vitoriosa como técnico?

Logo teria a resposta.

CONTINUA...

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 06/04/2020
Reeditado em 07/04/2020
Código do texto: T6908575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.