Desventuras de Um Técnico - Temporada 2015 - Parte I - O Batismo de Fogo no Campeonato Gaúcho

Aquele 11 de Janeiro foi um dia inesquecível para mim quando a diretoria do Brasil de Pelotas me apresentou como seu novo técnico.

A história recente foi contada e cantada em diversos meios de comunicação e naquele momento o time estava em franca ascensão após passar por uma terrível tragédia em 2009.

Subiu para a Série C em uma partida dramática contra o Brasiliense derrotando-os nos pênaltis e chegando até a Final da Série D sendo derrotado pela Tombense da mesma forma.

Fiquei sabendo o motivo da minha contratação. Rogério Zimmermann havia sido suspenso por 180 dias devido aos incidentes da infame “Batalha do Café” contra o Londrina e teve que sair do clube.

No dia seguinte, os jornais locais tiveram esta manchete: “Mario Oliveira é o novo técnico do Brasil de Pelotas”.

Nos primeiros dias de treinos, tentei colocar em prática o 4-3-3, meu esquema preferido de jogo.

No entanto, percebi que o esquema seria muito complicado de usar pelas características dos jogadores que estavam acostumados com o 4-4-2 implantado por Zimmermann.

Então resolvi adaptar-me a situação, mas colocando um triângulo de meias ofensivos porque gosto de ver o time atacar bastante.

Logo o Campeonato Gaúcho começou e a campanha teve um início claudicante com derrotas e empates inesperados com algumas vitórias na base da raça chegando a duas viradas consecutivas nos minutos finais contra Caxias e São Paulo de Rio Grande.

O time terminou em quarto na fase inicial e eliminamos o São José de Porto Alegre em um jogo relativamente tranquilo com Alex Amado e Felipe Garcia fazendo misérias na partida.

Meu Waterloo, porém, foi nas semifinais com o forte time do Internacional e nos dois jogos acabamos perdendo.

O primeiro foi um discutível 2 x 1 na Baixada com um pênalti inexistente a favor do Inter e um 3 x 0 no Beira-Rio onde o time não viu a cor da bola.

Ao menos, fizemos uma boa campanha no Gauchão terminando em terceiro lugar e nos dando a confiança necessária para a disputa da difícil Série C.

Pra mim, o batismo de fogo como um técnico de um time competitivo foi perfeito.

Em breve, a Série C começaria e pedi alguns reforços a diretoria entendendo que o plantel precisava ser bem encorpado para uma competição de 38 jogos com adversários bem mais fortes.

Vieram Wescley, um bom meia emprestado pelo Ceará e Lucas Santos, um dos destaques do Juventude no Gauchão entre outros jogadores.

Tudo parecia ir bem, mas nem mesmo iria prever que a Série C traria tantos dissabores pra mim.

E também um novo desafio em terras estrangeiras.

CONTINUA...

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 08/04/2020
Código do texto: T6910460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.