Cento e quarenta passos!

CENTO E QUARENTA PASSOS!

----------------------------------

Há alguns anos, tenho a primazia de participar da corrida de rua existente em São Caetano do Sul, denominada PROVA DOS REIS! É realizada, no próprio DIA DE REIS (06/Jan) quando a data ocorre aos domingos ou, em domingo anterior ou posterior quando a data ocorre noutro dia da semana.

O primeiro desafio ocorreu há 43 anos e dessa não participei, vindo a ingressar no bloco daqueles que ousam enfrentar os 10 km a partir da ocorrência de 31ª edição, que foi levada a efeito em JANEIRO de 2008!

Obviamente, por não ser um corredor de primeira linha, meu grande desafio sempre foi finalizar a prova, realizando-a no menor tempo possível... rs

Totalmente amador, NUNCA dispus de adereços próprios daqueles que fazem parte da ELITE de participantes, o que se torna perfeitamente entendível pelas minhas pequenas aspirações em realizá-las, bem como para manutenção da minha saúde!

Em sendo assim, durante a corrida, vou administrando meu tempo através do relógio comum e das sinalizações dos percursos já transcorridos ao longo da PROVA... Com isso, tenho mantido tempo de aproximadamente duas horas e meia (150 minutos...) para concluir o percurso... Se dividirmos exatamente os 150 min pelos 10 km do percurso, teríamos, em média, 15 min para percorrer cada km.

Durante o transcorrer do ano, a bem da verdade, não muito regularmente, procuro manter-me em forma para conseguir atingir esse meu objetivo, o que tenho conseguido ao longo desses 13 anos!

Infelizmente, nesse ano o MUNDO foi surpreendido com pelo COVID-19, denominado Corona Vírus, que tem tirado a PAZ e o sossego da população mundial, levando ao confinamento das pessoas no interior dos lares, seguindo estritamente as instruções passadas, visando que não contração desse mal, que na maioria das vezes, é fatal!

E em sendo assim, temos evitado fazer nosso condicionamento físico, que realizamos percorrendo alguns km em dias alternados durante a semana!

Porém, o organismo ‘inquieto’ parece que pede movimentação e então, motivado por algumas pessoas que começaram a realizar seus ‘preparos físicos’ solitariamente em cômodos de suas próprias residências, também vislumbrei essa possibilidade e estou já há algum tempo andando/trotando entre 2 km e 4 km em dias alternados em pequeno espaço existentes nos fundos de minha casa, que para percorrê-lo integralmente caminho apenas 42 passos, tendo percorrê-lo 3 vezes e mais 14 passos para com 140 moderados passos completar 100 m!... rs No ‘feriado’ de 21 de abril, resolvi andar/trotar 5 km e, em sendo assim, caminhei/trotei 7000 passos! Vale lembrar que com os ‘trotezinhos’ realizados em alguns momentos da ‘caminhada’, há um ligeiro decréscimo no tempo gasto para o exercício, um pouco abaixo dos 75 m gastos quando somente caminho! Na última PROVA dos REIS que participei, conclui no ‘extraordinário’ tempo de 01h51min11s na ‘incrível’ 1437ª posição num total de 1447 participantes. Se estiver presente na 44ª edição da PROVA, lutarei com todas as minhas forças para atingir a última posição o que não estão permitindo que eu atinja!

Onde estou ‘enclausurado’...

E percorro o que me é possível,

Até me sentir cansado...

Sigo as recomendações, não discordo,

Sei que recomendam para nosso bem...

Seguindo com saúde... concordo,

Quero viver mais de cem!