A PARÁBOLA DO "BOM" SAMARITANO

Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó quando foi atacado por ladrões que o roubaram e o espancaram deixando-o quase morto.

Alguns minutos depois um sacerdote descia pelo mesmo caminho. Quando ele viu o homem caído, passou de largo e seguiu seu caminho, deixando-o quase morto também.

Em seguida passou um levita pelo mesmo local que ao ver aquela cena cruel, fingiu que não viu e continuou seu trajeto, deixando o moribundo do mesmo jeito que achou... quase morto.

Porém, viajava por ali um samaritano, que ao ver o homem em situação deplorável, foi até ele para ajuda-lo.

Mas antes pegou seu celular gravou um vídeo em modo "self" andando perto do caído:

"Olha aí, gente. Olha aí. Estava passando por aqui quando vi esse homem, olha. Está todo arrebentado".

Ele virou a câmera do celular de posição e filmava as feridas do coitado:

"Está vendo aí, gente. Que horror. Quem teria coragem de fazer uma crueldade dessas."

Aproximou a câmera das feridas do homem:

"Gente, que barbaridade! Esse homem está todo ensanguentado, machucado. Com certeza foi ladrão. Vocês sabem que essa região aqui tem ladrão que só. Por isso que eu falo, toma cuidado porque aqui... aqui é perigoso."

Aproximou a câmera mais ainda do rosto do rapaz machucado.

"Eu não conheço ele. Se você conhece, gente, olha ele aqui, ó. Compartilha esse vídeo com o maior número de pessoas. Porque essa cena aqui é terrível. Isso serve de alerta para gente. Envia esse vídeo para o máximo de contatos possíveis. Pode ser que alguém que veja esse vídeo conheça esse rapaz aqui. Compartilha esse vídeo, gente, é muito importante."

Pegou o azeite e vinho e começou a passar pelos ferimentos do homem. Depois tirou uma "self" ao terminar de passar o azeite e o vinho e digitou como legenda da foto:

"Enquanto muitos me criticam, meu interesse é só em ajudar. Faça sua parte. #Deuscontacontigo"

Logo após colocou o homem em seu jumento e o levou para uma estalagem. Durante o trajeto ele gravava outro vídeo:

"Agora, pessoal, nós tiramos ele dali de onde ele estava. Sorte a minha que eu sempre ando preparado, porque nunca se sabe, né. Coloquei um azeite e um vinho nas feridad dele, porque eu sou uma pessoa informada. E sei que o azeite e o vinho servem como remédio caseiro temporário para tratar de ferimentos de leves a graves. Olha aí, então já pega essa dica aí porque é de graça."

E gravou mais um:

"Esse homem estava à beira da morte, gente. Gente, vamos despertar. Vamos fazer o bem. Se eu não tivesse passado por ali, gente, só Deus sabe o que seria desse homem. Eu estava só passando por ali, entende? Isso é nosso dever, pessoal. Fazer o bem sem olhar a quem. Compartilha esse vídeo, povo, pra que mais pessoas tomem essa iniciativa de ajudar uns aos outros né? Tem tanta gente ruim no mundo. Eu mesmo não sou perfeito. Mas a gente tem que aproveitar as oportunidades, porque elas vem e passam. Agora eu estou levando ele aqui pra uma estalagem próxima e creio que o pessoal vai cuidar bem dele lá. Compartilha, gente. É muito importante. Não sou eu. Não é pra mim. Eu não quero aparecer, de jeito nenhum. Eu só quero servir de exemplo pra outras pessoas. São situações como essa que fazem a gente ser... mais humano com as pessoas. Compartilha esse vídeo aí."

Chegando na estalagem, pagou a estadia do homem e disse ao responsável pela hospedaria:

- Eu pago a diária dele hoje e pode deixar que vou pagar o restante do que ele precisar na volta.

Saindo da estalagem, já na porta, gravou mais um último vídeo:

" Olha aí, gente. Acabamos de deixar o homem que estava todo arrebentado dentro de uma estalagem, onde ele vai ser cuidado, tratado e todas as despesas dele eu vou pagar. Eu não digo isso pra me engrandecer não. Não não. Isso é pra gente deve é fazer o bem. Então ao invés de criticar, faça o bem. Eu sei que se esse vídeo fosse uma música, uma piada, política ou qualquer besteira você iria compartilhar na hora. Mas não. Isso aqui é a nossa realidade, é nossa missão de vida. Você que mora perto de alguém que precisa de ajuda, não negue ajuda não. Estenda a mão ao próximo. Vamos parar de julgar, de brigar. O mundo já é bem ruim, já tem muita confusão. Compartilha esse vídeo. Pega a visão. Tamo junto. Um abraço!"

Depois de muitos anos, quando o samaritano morreu, ele estava diante de Deus e pode ver um enorme galardão nas mãos do Eterno e muito se alegrou.

Quando ia receber, o Senhor disse que aquele pertencia ao responsável da hospedaria. Indignado, perguntou:

- Mas e o meu, Senhor?

E o Senhor respondeu:

- Você já recebeu ele na terra.

Lucas 10;26-37

Mateus 6

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 02/05/2020
Reeditado em 02/05/2020
Código do texto: T6934882
Classificação de conteúdo: seguro