Mamãe

Mamãe sempre foi uma batalhadora, no tempo em que nasceu, as crianças só terminavam o curso primário, mas tinham até aulas de caligrafia, ela tinha uma letra primorosa e estava sempre lendo algum livro do clube do livro.

Os filhos foram nascendo e ela nunca deixou de dar a eles muito mais do que havia recebido dos seus próprios Pais.

Eram cinco crianças, três meninas e dois meninos, um dos quais sou eu, seu segundo filho.

Ela era linda demais, cabelos castanhos olhos verdes ou azuis nunca soubemos muito bem pois mudavam de cor conforme o dia passava, Mamãe era uma mulher bonita, tenho que admitir que era um sonho de mulher para qualquer homem, Papai era um felizardo.

Ela criou os filhos com todo amor e dedicação, pois foi criada em um lar amoroso e não podia nos dar um tratamento melhor do que recebemos dela. Uma mãe dedicada e amorosa, os filhos aprontavam coisas de criança e ela sempre teve atitudes de carinho e amor com todos.

Os filhos cresceram e o casamento dela acabou depois de muito sofrimento. Ela nunca teve um tratamento equilibrado por parte de nosso Pai, talvez um misto de ciumes com traumas de infância que ele carregava consigo, nosso Avô era um fascista, nazista, sei lá, um homem bruto que corrompeu a mente dos filhos que não souberam lidar com isso.

Mamãe nos encaminhou na vida, com inteligência e amor, aprendido em casa e nos livros que sempre nos incentivou a fazer também, todos somos leitores apaixonados.

Esse ano Mamãe partiu para a casa do Pai. Tinha acabado de completar oitenta e um anos, com muitos netos e bisnetos. Pela primeira vez e muitos anos, estamos comemorando o dia das Mães sem a presença física dela.

Ela nos ensinou a não sofrer com os que partem desse mundo e foi o que fizemos, alguns dos irmãos sempre sofrem mais que os outros, pois tem um apego maior as coisas desse mundo, esquecem o que Mamãe nos ensinou, que nossa vida é eterna.

Ser Mãe, ela dizia, é padecer no paraíso.