A SAGA DE ISAURA -1

Era Isaura ainda muito pequena quando começou a sentir que a sua a vida seria um tanto difícil.

Filha de Dona Lenita e Seu Clóvis.

Dona Lenita era branca de belos cabelos castanhos e olhos cor de mel. Na família dela, branco casava-se com branco e de preferência parentes, esse era o modo que acharam para impedir que entrassem outras etnias e pessoas pobres pudessem se beneficiar das posses daquele grupo familiar que era mais como uma tribo.

Seu Clóvis era filho de ex-escravo e de uma índia que havia ficado para trás durante uma invasão à aldeia em que morava, quando os adultos fugiram e ela não aguentou correr, sendo assim raptada e "domada", como diziam. Quando ela cresceu casaram-na com o filho do escravo, que logo alcançou a alforria.

Dona Lenita era viúva, jovem, bonita e mãe de 4 filhos, seu marido Miguel havia morrido assassinado em uma emboscada, por causa de disputa de terras, deixando D. Lenita grávida de seu filho homem mais novo. Seu Clóvis também era viúvo, pai de muitos filhos.

O casal de viúvos se conheceu e casou-se e desse amor nasceu Isaura, filha única do casal. Nascia assim aquela que era uma mesclagem de do branco e do negro.

Naquele dia nascia uma vítima de muitos preconceitos e ódio de herança.

Pelo lado materno, desprezada pela cor da pele, pelo lado paterno desprezada porque seria mais uma pessoa a dividir a herança que já não era muito grande para os filhos que tinham e agora tinham mais uma herdeira com quem dividir a herança. Agora tinha a "bastardinha" como era chamada. Pobre Isaura! Sequer imaginava como seria a sua vida.