A SAGA DE ISAURA-2

Isaura tinha 3 anos e não entendia porque seus pais não viviam juntos. Seus pais não resistiram às pressões a que foram expostos. Os seres humanos às vezes são tóxicos e contaminam a todos à sua volta. Isaura ainda não sabia disso. Seu pai havia se distanciado e numa época em que ninguém andava de carro, os transportes eram cavalos e os saculejos já eram agravantes suficientes para algumas enfermidades, era difícil reencontrar-se com alguém, mesmo sendo amado.

Dona Lenita adoeceu. Talvez nos dias atuais não fosse para morte, porém há mais de 60 anos, qualquer doença poderia matar muito mais do que hoje. Isaura via as senhoras entrando no quarto de sua mãe; ela observava e não entendia aquele movimento todo, na verdade até se alegrava em ver tantas pessoas por ali, mas ficava triste porque nem sempre conseguia ver a sua mãe. Sentada no chão, brincando com os brinquedos improvisados, ela olhou para trás e se perguntou: "Por quê não posso ver a mamãe?" Contudo, ela só pensou, eram tempos em que as crianças não tinham muita permissão para falar aos adultos.

À noite, à luz de candeeiro, quando a casa ficava vazia, Rosa Maria, sua meia-irmã ainda adolescente assumia a casa e saciava a sua mãe com a água fresca do pote, enquanto Aurindo seu meio-irmão, de quem sua mãe estava grávida quando o pai foi assassinado, atiçava o fogo esquentando a janta antes de dormirem. Isaura não entendia o que acontecia, mas se sentia segura, pois apesar de tudo sua mãe estava logo ali no quarto