O perfil fake de Joana
 

Talvez, essa história seja fake, talvez, Fernando Pessoa fosse Álvaro de Campos; a realidade é um só um lado do poliedro. Nem tudo é o que parece ser, pois entre o preto e o branco tem cinquenta tons de cinza. E foi assim que uma dona de casa se meteu numa enrascada danada ao criar um perfil falso para um e-mail.

Tudo começou quando Joana tirou umas fotos ousadas para mandar para o marido. Ela só queria dá uma turbinada no relacionamento. E deu!  Mas veio o dilema: onde guardar as fotos sem que os filhos, que mexiam em tudo, pudessem achar. A ideia foi criar um perfil com o nome de Lúcia.

O objetivo inicial foi se perdendo ao longo do tempo, pois o e-mail criado acabou servindo para guardar centenas de fotos, suas e de um amigo com quem trocava mensagens. Ali estava a vida de Joana nos últimos 15 anos.

Devido à convalescença do marido, Joana deixou de acessar o e-mail por um tempo e, por ser gratuita, a conta foi desativada. Bateu desespero, pois era uma vida que estava ali. Mais que depressa ela ligou para a empresa provedora do e-mail.

_ Alô! Bom dia! Como faço para reativar uma conta de e-mail?
_ Bom dia! Quem fala, por favor?
_ É Lúcia.
_ Qual o seu e-mail?
_ É lucia.serena@yg.com.br
_ Sua conta foi cancelada por falta de acesso por mais de 30 dias. Mas é possível a senhora reativar, convertendo-a para paga por R$ 19,90 mensais.

O coração de Joana quase saiu pela boca, pois não perderia seus últimos 15 anos de história. Aquela sensação inexplicável do criminoso que precisa guardar as provas do crime.

_ Ótimo, moço, pode reativar.
_ O número do cartão, por favor!
_Certo. Só um minuto.
_ Senhora, vejo que ainda não tem nosso Ig Play. Não gostaria de adquirir por um valor simbólico de R$ 29,90?
_ Sim, pode incluir.
_ Ok, senhora. Será debitado no seu cartão.
_ Senhora, vejo que ainda não tem nosso Play Conserte. Não gostaria de adquirir por um valor simbólico de R$ 29,90? São canais de…
_ Moço, pode colocar também.
_ Ok, senhora, tudo prontinho. Será debitado no seu cartão.
_ Dona Lúcia, a senhora tem filho, por acaso?
_ Sim. Tenho filho.
_ Então, vejo que ainda não tem nosso Play game. Não quer adquirir por um valor de R$ 39,90? É maravilhoso para quem tem crianças ou adolescentes.
_ Moço, pode colocar todo esses aí e reativar a conta, por favor!

Joana pensou consigo. Só quero reativar essa conta logo, será que terei que compra a empresa inteira para isso?

_ prontinho. Reativado. A senhora já pode acessar. Faça um teste.


Minutos depois.

_ Moço, consegui entrar, mas sumiu tudo que eu tinha na conta.
_ Senhora, é que após o cancelamento a conta é reativada como nova, só o domínio do nome do usuário é mantido, o conteúdo não.
_ Não me diga! Só reativei por causa do que tinha nos e-mails. Como faço para recuperar os e-mails?
_ Olha… posso passar para a equipe técnica para tentar restabelecer o conteúdo. Pode ser?
_ Sim. Claro. Pode debitar no cartão.
_ Não senhora, é gratuito o serviço.
_ Ok. Aguarde só um minutinho que vou abrir o chamado.
_ Senhora! Como se trata de recuperação de mensagens, eu preciso confirmar alguns dados com a senhora.
_ Seu nome por favor?
_ É Joa… digo, Lúcia.
_ Lúcia de quê?
_ Lúcia da Silva Alves.
_ Seu CPF?
_ 000.000.000-00
_ Tem quanto anos?
_ 30 anos
_ A senhora nasceu em que ano?
_ em 1980
_ Certo, senhora, não se esqueça que estamos em 2020.
_ O número do cartão em que é debitado?
_ É: 000.000.00
_ Só mais uma pergunta. Qual o endereço da senhora?
_ Ah, é Rua das Flores, 333.

Minutos depois.

_ Senhora… infelizmente eu não vou poder passar para a equipe técnica recuperar as mensagens da conta, pois não foi possível confirmar sua identidade. Só uma informação bateu.
_ Brincadeira! Qual?
_ O número do cartão.
_ Moço, tem como fazer as perguntas de novo?
_ Infelizmente, não senhora! Prezamos muito pelo sigilo de dados.
****

Joana ficou desolada. Putz, não se lembrava de nenhum dado do perfil fake mais verdadeiro que teve nos últimos 15 anos.




Imagem do Google.