O REMÉDIO DA VELHINHA

Uma velhinha bem idosa chega na farmácia e pergunta ao dono, que estava no balcão:

- Moço, você tem Girofital?

O balconista responde:

- Não, senhora, este medicamento está em falta. Acho que a farmácia aqui da esquina deve ter.

Então a velhinha vai embora.

Quarenta minutos depois ela retorna bem exausta e vai ao balcão novamente e diz:

- O, meu filho, eu andei tanto. Fui nas farmácia tudinho daqui do bairro e nada, nenhuma tem Girofital! Mas tu não tem mesmo nenhuzinho aqui?

O dono responde:

- Não, minha senhora, infelizmente ta em falta e só vai chegar uma caixa na semana que vem.

- Mai tu não tem nem "genéco" não? - Pergunta a velhinha.

- É genérico, senhora. E não, esse medicamento não tem nenhum genérico, é só ele mesmo - responde o dono.

A velhinha abaixa a cabeça e bem triste, quase chorando fala:

- Minha Nossa Senhora! Se eu não tomá esse bendito remédio vou piorá bastante!

O dono vendo aquela cena, fica bem sentido e diz pra ela:

- Olha, veja bem, eu vou dar um jeito de buscar pra senhora. Eu vou ligar pra um conhecido meu pra ficar aqui, vou pegar o carro e vou pra outra cidade lá direto na distribuidora comprar e mais tarde a senhora volta.

A velhinha olha pra ele e diz:

- Meu filho, eu já to muito cansada de andar e com dô nas perna. Se eu fô pra casa agora não consigo voltar mais hoje.

E ele bem educado diz:

- Tudo bem, não se preocupe. A senhora pode puxar uma cadeira e aguardar aqui.

A velhinha agradece e senta.

Chega o conhecido do dono, após ele ligar. Conta o caso daquela velhinha e paga uma quantia em dinheiro pro rapaz ficar lá atendendo no balcão enquanto ele vai até a distribuidora.

Enquanto ele está dirigindo por uma avenida longa e passando por um local perigoso, escuta um barulho atrás do carro, para pra verificar e vê que furou um pneu. Quando vai pegar o estepe para trocar chega dois sujeitos numa moto e anuncia um assalto, levando sua carteira e seu celular. Mesmo depois disso, ele troca o pneu e decide seguir viagem, pois não queria deixar aquela velhinha sem tomar o remédio dela e, como conhecia o gerente daquela distribuidora, podia pegar uma caixa do medicamento pra pagar depois.

Quando chega à distribuidora, vê que ela está fechada e então vai para outra conhecida que fica em uma cidade distante. No caminho a gasolina acaba e então ele se desespera pensando: "como vou abastecer agora sem dinheiro?!". Para, pensa, e deixa o carro às margens de uma rodovia e vai andando a pé até a distribuidora. Chegando lá conversa com o gerente e pega uma caixa do medicamento, pede dinheiro emprestado pra comprar um galão de gasolina e levar até o carro para abastecer e poder voltar.

Passado isso tudo, finalmente chega a sua farmácia com um ar de missão cumprida. Já era quase noite e eis que chega uma moça desesperada se dirigindo à velhinha:

- Vovó, faz um tempão que estou te procurando!

E sua avó responde:

- O menina, eu tava aqui esperando o moço trazer o remédio Girofital que ele foi buscá. Num tinha em canto nenhum.

A neta respira fundo, olha pra cima e diz:

- Vovó, a senhora já terminou o tratamento!

O dono fica sem entender e a moça fala pra ele:

- Desculpe, ela tem Alzheimer, não precisa mais tomar.