Prazeres passageiros

Às vezes acontecem coisas que não imaginávamos ser possível em qualquer lugar. Tem jeito de novela, filme estrangeiro ou coisa de cidade grande. Entretanto, aconteceu em São Sebastião do Passa Quatro, uma cidadezinha típica do interior do país.

Vitória tinha seus quarenta invernos. Era muito bela e qualquer um daria no máximo, trinta primaveras. Casada com João, um comerciante forte, uma pessoa especial, um pai exemplar. A vida do casal era sempre muito tranquila, quieta, perfeita.

Tudo corria bem, tinham dois filhos lindos, saudáveis, uma bela casa, muitos amigos e uma família agradável.

Passado algum tempo, nesta maravilha de lar, João fez uma coisa imperdoável: traiu Vitória. O ocorrido foi uma triste decepção para muitas pessoas. Porém, os mais próximos escutaram dela: “É, talvez ele tenha agido assim por comodismo meu. Ele sempre praticou esportes, fazia uma boa alimentação e eu não me cuidei, estou vinte quilos acima do peso”.

Então Vitória resolveu apertar sua beleza, correu muito, fez regime, uma plástica e dois anos depois, estava oito invernos mais jovem. Linda, chamava cada vez mais a atenção dos homens.

O curioso, neste meio tempo de se cuidar, foi ela perceber que João não agiu certo traindo-a, porém, ela poderia estar mais bonita para ele já a algum tempo. Ele fazia por ela. Depois de algumas conversas, ela o perdoou.

Após anos do acontecido, Vitória se sentia mal, achava que João não desempenhava bem seu papel de homem. Ela precisava de mais. E ele não parecia tão bom quanto ela queria. O que fazer nesta hora?

Sentou-se com um primo mais velho, cresceram juntos e expôs a situação. Depois de um tempo seu primo perguntou:

- Com a qualidade de vida em família que vocês têm, será que é certo você ter uma aventura?

- Você quer ter um caso ou você apenas quer se vingar?

Antes que Vitória respondesse ele disse:

- Sua idade, aliada àquilo que o mundo a ensinou, diz que você deve jogar tudo para o alto e correr atrás de uma aventura, que ele fez e se arrependeu ou ser feliz com o marido que tem, o pai que é?

A vida não se resume a dar o troco com outro erro. Devemos mostrar que aprendemos e que estes não trazem felicidade.

O que acontece na verdade: ambos são prazeres passageiros.

O escritor do lago

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 25/06/2020
Código do texto: T6988005
Classificação de conteúdo: seguro