FOI MILAGRE?

- Foi um milagre aquilo que aconteceu – Ela falou em um tom levemente provocativo, já esperando a reação que se seguiria.

- Ah, não! Para com isso! Não tem essa coisa de “foi um milagre que aconteceu”. Vou até lhe ajudar, fale assim: “foi um milagre do Espírito Santo”. Fica bem melhor desse jeito – Ele mal conteve um risinho irônico ao falar.

- Pode fazer a gracinha que quiser, mas foi um milagre sim. Pare para pensar uma só vez que isso não vai lhe custar nada.

Ele já ia responder-lhe na mesma moeda quando ela fez um gesto pedindo silêncio e seguiu falando.

- Olha só, o paciente estava intubado, com uma leucocitose altíssima, a função renal dele totalmente comprometida, com uma cardioapatia importante e, prá completar, um diabetes descompensado. Aí em três dias, a infecção some, a respiração fica tão boa que ele sai do tubo, o rim volta a funcionar, o diabetes estabiliza e o coração fica comportadinho esse tempo todo. Para completar nem um picozinho de pressão ele teve. Foi um milagre sim...

- Já terminou a explanação, doutora?

- Terminei sim. Agora você já pode começar a sua, mas peço que me poupe das suas intermináveis citações ateístas.

- Doutora, dessa vez eu só quero fazer uma pergunta. Esse paciente que você tão bem descreveu teria sofrido esse milagre se não estivesse dentro de uma UTI cercado por uma parafernália de equipamentos e procedimentos médicos?

- Teria sim! Um milagre prá acontecer não precisa de local, dia e hora. Ele vem e acontece. Simples assim.

- É, deve acontecer sem dia e hora previstos... Só não me lembro de já ter lido uma única notícia dizendo que uma perna amputada tornou a crescer, por exemplo...

- Argumento muito tosco esse seu. A perna amputada não nasce simplesmente porque não é mais necessária para a sobrevivência daquele organismo. É como se fosse um movimento misterioso que a ciência jamais poderá responder e ...

- Eita, que coisa mais sem pé sem cabeça isso que você falou. Pode colocar um exército de gente rezando em cima do paciente que a perna não vai nascer mais. Pode colocar as pessoas mais religiosas do mundo rezando que o milagre de ver uma perna amputada crescendo não vai acontecer. Pode fazer...

- Ah, para! Que coisa mais chata essa sua. Parece que a beleza e o mistério não existem na vida para você. Parece que só consegue ver dados materiais e mais nada. Que coisa mais fria e chata essa sua...

- Ok!

- Agora vai ficar fazendo bico, é?

- Não!

Um longo minuto se passa. Um minuto em que ninguém fala nada.

- Ah, coração... Desmancha esse bico feio. Agora vai ficar aí todo trombudo.

- Deixa prá lá...

- Deixa prá lá nada! Vou pegar uma tesoura e cortar esse bico... Não vai falar nada? Então, tá – Falou isso e virou-se de lado na cama.

- Tá bom, moça... Ninguém vai mais brigar... Ah, mas agora quem está trombuda é você – Falava enquanto ia se encaixando em suas costas como em conchinha.

- Vamos dormir um pouquinho, coração...

Discretamente ela se encosta mais nele. Sempre foi muito difícil para ele resistir quando ela fazia esse movimento. Ela sente o desejo crescendo e se aconchega mais ainda a ele.

Lá fora o terceiro planeta seguia em sua caminhada pelo universo...

Jota Alves
Enviado por Jota Alves em 06/08/2020
Reeditado em 27/12/2021
Código do texto: T7027490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.