A Vida Sofrida Do Ricaço

Dizem que tudo em excesso faz mal, ou ainda, que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Embora esses dizeres tenha muita verdade, ainda não sabemos o que faz o ser humano continuar com suas efêmeras paixões, contradições e exageros.

Herdeiro de uma indústria bilionária do ramo de bebidas, cujo o pai sofrera inúmeras acusações de sonegação de impostos e até agiotagem; Juan exibia com orgulho em sua redes sociais, sua vida desregrada e movida a muito sexo,dinheiro e mulheres. Aos 39 anos, já havia sofrido um infarto por abuso de drogas. Sempre muito bajulado por todo tipo de puxa-sacos e interesseiros. Juan tinha porte atlético, olhos esverdeados e sua inteligência, era digamos... Abaixo do esperado. Ter estudado nos melhores colégios não fez dele um homem inteligente e de raciocínio rápido (e faz alguém?)... Nunca terminou nenhuma faculdade, logo se entediava com o curso e as obrigações de provar que aprendeu algo. Ele já havia tentando sair do status de homem burro, porém endinheirado por diversas vezes. Entre as tentativas estava: Ser ator, ele até fez uma pequena participação sem muita relevância em um filme, mas não emplacou. Ser militar, mas foi convidado a se retirar das Forças Armadas por quase explodir o quartel ao deixar cair uma granada. Ser político, mas a única coisa que conseguiu enriquecer o partido, sem nunca ganhar votos suficientes.

Restou ao pobre rapaz rico, nada mais, nada menos que continuar sendo um ricaço, um playboy esbanjador de dinheiro e dono de sua própria marca: A JUANITO – EIS O MITO. Afinal, se a sociedade cultural poderosa, não lhe dava o prestigio que ele merecia seu dinheiro lhe daria. Em suas redes sociais, ele exibia mulheres sem ou com muita pouca roupa, festas regadas à muita bebida e drogas. Juan tinha uma legião de seguidores, pessoas que invejavam seu estilo de vida e venderiam a própria mãe por um dia na pele do playba. “Quem disse eu o dinheiro não trás felicidade” --- Pensava.

Mas o nosso “playba” se entediava rapidamente. Logo começava a jogar copos contra a parede e gritar com quem ousasse olhar para ele. Irritava-lhe os jornais que todo dia publicavam críticas desfavoráveis a ele e seu estilo de vida. “Esses jornalistas eram uns desocupados” – Dizia.

************

Duas de suas amantes, Luna e Fernanda eram jornalistas infiltradas para descobrir a origem de tanto dinheiro. Logo se aproveitaram do tédio do nosso fútil e rico playba, para lhe propor uma ideia que mudaria de vez a fama de Juanito.

Juanito escreveria sua autobiografia, onde mostraria todas as mazelas de ser rico, o preconceito e a inveja que sofria... Era a vez de Juanito-eis o mito brilhar! Sim! Uma autobiografia era a resposta, era a solução! Com uma entrevista concedida a duas moças que ele achava que já tinha comprado a alma, tudo seria perfeito.

Embrenhou-se em escrever.

No pré-lançamento de sua autobiografia, Luna e Fernanda entrevistaram Juanito, e com um gravador escondido, começaram as perguntas;

Luna:

---- Juanito por Juanito, como o senhor se descreve?

---- Ser ou não ser, eis questão. Já dizia Chuck Norris.

--- Mas que disse isso foi Shakespeare.

--- Sim... corrija isso na publicação.

--- O senhor diz em sua autobiografia que está financiando vários adeptos do terraplanismo para provar que a Terra não é redonda. Como em que pé estão as pesquisas?

--- Estão muito bem, outro dia, um dos nossos cientistas entrou em um novo canhão feito de titânio e se atirou para o céu, para encontrar o “domo” em volta da Terra.

---- Ele obteve êxito?

---- Não sabemos ainda, ele ainda não voltou. O domo fica muito distante.

Fernanda:

--- Sua fortuna é avaliada em milhões de dólares, como o senhor ganhou tanto dinheiro?

---- No pôquer, sou um gênio dos cálculos jogatícios.

---- Mas pôquer não é um jogo de azar?

---- Não é mais. Além disso, meu velho pai me deixou um “dinheirinho” como herança.

---- O senhor ajuda alguma instituição de caridade?

---- Mas claro que sim. Estou ajudando na luta contra o preconceito a homens bonitos e bem sucedidos. Essa classe sofre com tanta inveja. Além disso, financio muitas mulheres solitárias, magras, brancas e lindas, que também sofrem muito preconceito por ser quem são. E tem também a doação de litros e litros de bebida para essa galera tão sofredora.

( Silencio quase mortal)

No dia seguinte, uma manchete ofuscava a entrevista de Juanito:

Terraplanista financiado por Juan Narciso é encontrado morto três dias depois de ser atirado de um canhão.

“Ele bateu do domo!” --- gritava Juanito e infartou.

Dizem que seu dinheiro todo fora torrado com o pagamento de processos movidos contra ele por tornar metade dos ricaços da região alcoólatras incorrigíveis.