"NOVOS VELHOS"

Essa é a historia de uma família de classe média baixa que morava no interior do Estado do Rio Grande do Sul mais precisamente em Carazinho.

A família Pires era formada pelo casal Orlando e Greice e os filhos Stevan, Sebastian e Stefane. Orlando trabalhava muito para sustentar sua família, enquanto que Greice cuidava da casa e dos filhos ainda pequenos.

A casa em que moravam era de três cômodos e havia um pequeno quintal onde mantinham um casal de cães da raça labradores.

A rotina da família era comum a de muitas famílias, porém com um agravante: a família Pires quase não saía de casa e por conseqüência não cultivavam muitas amizades e as crianças por sua vez passavam a maior parte do tempo dentro do quarto jogando videogame ou vendo tv.

Então quando surgiu a possibilidade de colocarem a casa à venda eles pensaram que nem os vizinhos sentiriam suas faltas, pois as raras conversas eram entre grades, portões ou então nas paradas de ônibus.

Vender a casa sim!Seria a chance de começarem vida nova... Nova casa... Novas amizades... Novo quintal.... Novo jardim.... A idéia agora já começava a tomar forma para a familia toda.

Greice já havia perdido há muito tempo o gosto de limpar a casa com esmero e o jardim onde Orlando dedicava infinitas tardes a decorar com primor, estava esquecido tomado pelas ervas daninhas. Puxa nem parecia àquela casa que antes era motivo de orgulho para a família!

Agora, a mudança era só o que tinham em mente.

E a “velha” casa, com seu “velho” jardim já começava a mostrar os primeiros sinais de abandono e do desprezo.

Porém o tempo passou e apesar da placa enorme indicando que a casa estava à venda, não apareceu nenhum interessado em comprá-la e a família passou a pensar no que deveria ser feito para que eles pudessem finalmente vender a casa.

Greice sugeriu que pintassem a casa por dentro e por fora, pois há muito ela não recebia uma nova pintura enquanto que ela por sua vez faria uma bela faxina na casa.

Quando finalmente acabou tudo, eles ficaram surpresos com os resultados, pois a casa estava linda e brilhante!

Agora,pensaram, teriam que arrumar o jardim, pois a casa estava digna de um belo jardim novamente.

Trabalharam por um dia inteiro, mas ao final do serviço constataram que havia valido a pena, pois havia ficado excelente! O colorido da casa contrastando com o pequeno jardim agora florido, era realmente um verdadeiro espetáculo!

O casal de vizinhos que morava enfrente atravessando a rua foi cumprimentá-los pelo excelente trabalho e foram recebidos com muita simpatia e alegria pela família Pires que os convidou a tomarem um chimarrão. O casal aceitando o convite confessou à eles que desde que viram a placa indicando que estavam vendendo a casa foi que se deram conta que nunca os haviam visitados e que já queriam ter feito isso antes.

E foi nesse clima de animação que o pátio da família bem como a casa, antes vazia, agora estava repleto de outros mais vizinhos que vendo a pequena reunião iam se chegando para cumprimentar seus “novos velhos” vizinhos.

E na semana que se seguiu, muitas foram as visitas e retribuições das mesmas pela família. As crianças esquecidas do videogame agora jogado no quarto, brincavam na rua com as outras crianças e Greice e Orlando mantinham a casa e o quintal impecavelmente em ordem para que a pessoa interessada na compra pudesse ter a melhor impressão possível.

E o jardim da casa, a cada dia ganhava um colorido especial das flores que desabrochavam. À noite o jardim ganhava também a companhia da família que se sentava a contemplar todo esse encanto e magia da natureza, sem contar a companhia dos vizinhos que iam chegando e ali ficavam até tarde da noite batendo papo e trocando informações do dia a dia.

E assim passou-se um tempo até que numa tarde de sábado a campainha soou. Greice olhando pela janela, constatou que era finalmente um comprador.Correu em direção ao quintal onde Orlando estava com o casal de labradores ,anunciando a presença do corretor com o interessado.

Ao passarem pela casa avistaram o quarto das crianças que agora estava vazio já que eles estavam brincando com os amigos. Passaram pela cozinha onde puderam avistar as receitas culinárias que Greice acabara de ganhar da vizinha do lado,espalhadas em cima da mesa.Quando finalmente chegaram a rua olharam para o jardim agora tão querido e também ponto de encontro de toda a vizinhança.

Orlando e Greice olharam-se profundamente por alguns instantes e ao chegarem ao portão anunciaram aos visitantes:

-Sentimos muito, mas a casa já foi vendida!

Nós somos os “novos-velhos” proprietários!!!

megh
Enviado por megh em 12/11/2005
Reeditado em 09/12/2005
Código do texto: T70410
Classificação de conteúdo: seguro