CIDA E O TERCETO

No início dos anos 90, quatro estudantes se conheceram na Faculdade Santa Maria. Desde os primeiros dias de aula esses estudantes criaram uma empatia muito grande. Leo, Cida, Charles e Paula se auto denominaram Cida e o terceto. Eles se tornaram tão populares que os próprios colegas inscreveram o grupo para a eleição do DCE da faculdade. Leo e Charles auxiliavam os estudantes com difuculdades em algumas disciplinas. Cida e Paula cuidavam do encaminhamento dos jovens para futuros estágios. Naquela época não havia redes sociais, mas o grupo tornou-se uma espécie de Oráculo e tinha cerca de 150 seguidores na faculdade. O grupo se encontrava nos fins de semana para debater algumas melhorias no ambiente de estudo. Paula se encarregava de redigir sugestões para o bom funcionamento da biblioteca. Charles contactava empresários para a doação de livros à faculdade. Leo e Cida reportavam aos estudantes as conquistas que alcançaram na última semana: Um bebedouro novo doado por uma empresa de refrigeração fora a nova aquisição,. A faculdade era uma empresa peculiar. Uma parte pertencia ao Estado e a outra metade pertencia a iniciativa privada. O quarteto somente não interferia na grade curricular. Mas tinha o livre acesso as reuniões de professores. O próprio diretor convocava pelo menos um deles para as pautas. Eles gostavam de ter uma voz dos estudantes na reunião mensal. Cida e o terceto estavam muito prestigiados na faculdade. Em casos de ausências de professsores, um dos membros ministrava a disciplina do docente faltoso. Até na escolha da compra da merenda Cida e o terceto sugeriam a dieta das refeições dos alunos residentes. Após 4 anos os quatro estudantes já estavam concluindo os seus respectivos cursos. À revelia dos outros colegas, o grupo iria sair da faculdade. Houve apelos para que eles ficassem mais tempo. Porém não havia possibilidade do quarteto continuar na faculdade. Cida era a mais querida por causa de sua determinação para ajudar aos outros, Após a conclusão do curso, os quatro estudantes se separararam para cuidar de suas vidas. Leo foi convidado a trabalhar no escritório de contabilidade de seu tio. Charles foi para um intercâmbio nos EUA e pretendia morar lá em definitivo. Paula casou com um agropecuarista que possuia terras em Tocantins. Ela não pretendia seguir a carreira acadêmica. E finalmente Cida que fez um concurso para professora em uma universidade federal. Ela foi aprovada, mas o seu espírito de liderança lhe capacitou a assumir a direção do centro acadêmico em menos de dois anos de docência. Após 3 anos Cida foi eleita a reitora da faculdade. Em pouco tempo ela fora chamada para o cargo de uma secretaria da prefeitura local. O ano de 2016 chegou trazendo novidades para a outrora integrante daquele quarteto. Ela fora convidada a disputar a eleição de vereadora. De pronto ela aceitou o convite. Finalmente poderia ajudar mais gente. Mas após a sua vitória, tudo mudou. A outrora estudante comprometida com o bem estar social desfazia todo o texto dito em seu programa eleitoral. Nos primeiros seis meses do seu mandato, Cida se envolveu em corrupção com empresários desonestos e quase foi cassada. Quando os outros integrantes daquele quarteto souberam da novidade, a decepção foi o primeiro sentimento que tiveram por ela. Infelizmente os ideais defendidos pela Cida estudante se evaporaram com o tempo. E agora o que restou dela fora apenas a imagem de uma mulher ávida por dinheiro. É pena. Qualquer fato parecido com este é mera semelhança. 29-09-16.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 24/08/2020
Código do texto: T7044736
Classificação de conteúdo: seguro